Frente da Segurança vai dialogar com secretaria de Defesa Social

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. — publicado 20/03/2025 05h00, última modificação 20/03/2025 09h56
Com o objetivo de melhorar a segurança do município, vereadores apontaram suas ideias para esta legislatura.
Frente da Segurança vai dialogar com secretaria de Defesa Social

Frente Parlamentar de Segurança Pública conta com 13 vereadores membros. (Foto:Claudio Sehnem/CMC)

Na primeira reunião da Frente Parlamentar de Segurança Pública, realizada nesta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o colegiado debateu sobre a organização dos trabalhos, de forma que haja efetividade nas ações e melhorias na segurança pública. O grupo definiu como prioridade intensificar a interlocução com o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, em uma agenda que será marcada para os próximos dias.

“A Segurança Pública é uma das maiores demandas da população de Curitiba,  justamente por isso, resolvemos criar a primeira frente na área da segurança pública com 13 vereadores. Isso representa mais de 1/3 da Câmara hoje. Com isso, nós conseguiremos avançar de forma significativa nas proposições dos vereadores, além de apoiar a Prefeitura nos próximos projetos, atingindo a sociedade curitibana de forma positiva”, disse o vereador Olimpio Araujo Junior (PL), que preside o grupo.

Além da definição de uma agenda com o titular da Defesa Social e Trânsito, medida considerada consenso entre os vereadores membros, outra pauta considerada importante e que vai nortear as ações dos parlamentares são as condições de trabalho dos guardas municipais de Curitiba e a infraestrutura da corporação como um todo. O objetivo é garantir novas ferramentas de trabalho para a segurança municipal. 

Vice-presidente do colegiado, a vereadora Rafaela Lupion (PSD) destacou a pertinência do tema da segurança pública, que deve ser debatido continuamente entre Poder Público e sociedade. “Eu, como ex-administradora da Regional Matriz de Curitiba por mais de três anos, posso afirmar que uma das pautas mais apresentadas em termos de solicitações por parte da população é a questão da segurança. Por isso, vejo que, se trabalharmos juntos, em conjunto com o Executivo, podemos melhorar as políticas públicas de segurança da cidade”, finaliza.

Frente Parlamentar de Segurança Pública 

Além do presidente e da vice-presidente, o colegiado é composto por Beto Moraes (PSD), Carlise Kwiatkowski (PL), Eder Borges (PL), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Indiara Barbosa (Novo), João Bettega (União), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Renan Ceschin (Pode), Rodrigo Marcial (Novo) e Sargento Tânia Guerreiro (Pode).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Marcio Silva. 
Revisão: Ricardo Marques