Frei Valdir Borges será cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 21/06/2007 19h25, última modificação 16/06/2021 10h08
O frei Valdir Borges receberá na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (22), o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A solenidade, às 20h, no plenário, foi proposta pelo vereador Jair Cézar (PTB). “Iremos homenageá-lo pela contribuição que vem prestando na área educacional e religiosa ao longo da vida”, diz o vereador, lembrando que, “através da fé e dedicação,  esta importante missão evangelizadora proporciona ao frei respeito, admiração e apoio de toda comunidade do Bairro Alto”.
O religioso nasceu em Criciúma (SC) e mudou-se aos 18 anos para Curitiba, formando-se em Filosofia e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Entre 95 e 98, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, onde residiu por sete anos. Na instituição, obteve o prêmio Matrícula de Honor por ter sido o aluno destaque de 1996. De volta à capital paranaense, em 2000, fez mestrado em Filosofia na PUC-PR e participou de inúmeros cursos, encontros, seminários e simpósios.
Jair Cézar informa que o  frei Valdir Borges foi promotor de vendas na Raptim Brasil - Agência de Viagens e Turismo Ltda, professor dos colégios Integral e Nossa Senhora do Rosário, onde também foi coordenador pedagógico; primeiro lugar no concurso para professor substituto do Departamento de Matemática da UFPR, diretor-adjunto e professor do Colégio Servos de Maria, em Turvo (SC); formador de estudantes de Teologia da Ordem dos Servos de Maria - Cone Sul da América Latina, em Santiago; professor do Instituto Vicentino de Filosofia e conselheiro provincial da Ordem dos Servos de Maria - Província do Brasil, no Rio de Janeiro.
Vigário
Formou, ainda, jovens estudantes de Filosofia da Ordem dos Servos de Maria, no Convento Santa Maria dos Servos, no Bairro Alto, onde é vigário da capela Maria Mãe da Igreja, e, desde 2001, é conselheiro de administração da Ordem dos Servos de Maria para os países de língua portuguesa e espanhola, em Roma.