França escolhe Curitiba para financiar projeto
A escolha de Curitiba para ser a primeira cidade a ter um projeto financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento, instalada há um ano no País, foi destacada na Câmara Municipal pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). Será um programa de projetos de recuperação ambiental e de ampliação da Rede Integrada de Transporte, com custo estimado de R$ 212,4 milhões, sendo 50% de contrapartida da Prefeitura.
“Um dos critérios utilizados pela AFD para a escolha foi a conclusão de que a cidade é capaz de desenvolver projetos de sucesso nas áreas de mobilidade, urbanismo e meio ambiente”, explicou o vereador, que informou que o contrato deverá ser assinado no ano que vem e as obras devem ser executadas em um prazo de quatro a cinco anos.
Será também o primeiro projeto financiado pela França na América Latina, acrescentou Mario Celso, informando que o programa incluirá ações como a recuperação da bacia do rio Barigüi, com a relocação de famílias residentes em áreas de risco e recuperação dessas áreas, além de ações de desenvolvimento ambiental.
“Outras ações vão reduzir a emissão de gases do efeito estufa, por meio da melhoria da fluidez da Rede Integrada de Transporte e de estudos para embasar o planejamento futuro da cidade. O eixo norte-sul do transporte coletivo será recuperado e terminais reformados”, ainda esclareceu o líder.
Atualmente, os detalhes do contrato, condições de financiamento e capacidade de endividamento do município estão sendo analisados pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O pedido de financiamento também deverá passar pela Secretaria do Tesouro Nacional e depois terá que ser aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
A cidade de Curitiba tem um bom relacionamento com a França, em função de diversos encontros político-culturais realizados por autoridades dos dois países. O prefeito Beto Richa esteve recentemente em Paris, Lyon e Marselha, onde falou sobre os avanços da capital paranaense nas áreas de transporte e meio ambiente, além de firmar alguns protocolos com cidades francesas, inclusive confirmando o título de cidade-irmã entre Curitiba e Lyon. Mario Celso, que esteve na França ao lado do presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), ficou impressionado com a receptividade das autoridades daquele país. “Mais de cinqüenta ministros da Comunidade Européia aplaudiram a fala do nosso prefeito e fizeram questão de convidá-lo para reuniões de cúpula e entrevistas coletivas”, completou o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba