Fórum discutirá cidadania do portador de deficiência

por Assessoria Comunicação publicado 16/11/2005 19h05, última modificação 07/06/2021 09h11
Nos dias 1º e 2 de dezembro, Curitiba receberá diversas personalidades entre educadores, médicos e assessores jurídicos para discutir a inclusão do portador de deficiência. O evento Fórum de Discussão Cidadania das Pessoas com Deficiência acontecerá no auditório  Gregor Mendel, do setor de Ciências Médicas  na Universidade Católica do Paraná.
À frente da promoção está a vereadora Julieta Reis (PSB) quarta secretária da Câmara Municipal, e os vereadores Stephanes Júnior e Felipe Braga Côrtes, ambos do PMDB. Estes parlamentares têm marcado seus mandatos com iniciativas ligadas à inclusão do deficiente e se destacam na realização deste que promete trazer à cidade um amplo debate sobre as políticas públicas que facilitem a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
A primeira palestra, prevista para a parte da manhã, será dirigida por Isabel Loureiro Maior abordando o tema Deficiência dentro da ótica atual das políticas públicas. Às 14h, o advogado do Ministério Público Ricardo Tadeu Fonseca fala sobre a Superação do Assistencialismo por meio de Políticas  Integrativas e Inclusivas. Às 16h, o secretário de saúde de Curitiba, Michele Caputo Neto, abordará o tema Política da Saúde para a pessoa com deficiência.
O dia seguinte é reservado, às 8h, para a palestra da assessora jurídica dos Conselhos Araucária, Marcelina Horácio, que falará sobre a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Às 10h, o senador Flávio Arns aborda o Preconceito e a Cidadania. Na parte da tarde, a palestra do especialista Ricardo Mesquita  versa sobre o transporte e  planejamento urbano acessível.
Ato público
Na manhã do sábado, 3 de dezembro, está programado um ato público na Rua XV de Novembro repleto de atividades com a comunidade, reunindo pessoas com deficiência, famílias e pessoas solidárias, além de entidades, profissionais da área e estudantes. O ato será em frente à Praça Osório.
A promoção dos vereadores recebe apoio da Câmara Municipal,  Prefeitura e governo do Estado, através das secretarias de Saúde. Também apóiam a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Instituto Paranaense dos Cegos e Associação Paranaense dos Deficientes de Colombo.
O evento recebe, ainda, parceria da Diretran. O órgão está promovendo campanhas  para evitar acidentes de veículos.