Fórum discute projeto do IPTU Verde

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2009 16h10, última modificação 28/06/2021 08h33
Projeto do vereador Jonny Stica (PT) que prevê o IPTU Verde será discutido nesta terça-feira (3),  das 19h às 22h, no “Fórum IPTU Verde – construções ecológicas”, no auditório do Crea-PR, na rua Dr Samenhof, 35, Alto da Glória. O documento, em tramitação na Câmara de Curitiba, dispõe sobre a redução do imposto aos proprietários de imóveis residenciais e territoriais que adotem construções e tecnologias ecológicas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.
O fórum ainda abordará as atuais políticas para estímulo da adoção de práticas construtivas – por exemplo, sistemas de captação de água da chuva e reuso, utilização de energia solar e eólica, construções com material sustentável e imóveis livres da presença de espécies exóticas – e os ganhos ecológicos e econômicos dessas práticas. Durante as discussões serão recolhidas sugestões para melhorar o texto do projeto.
Discussões
A apresentação do projeto está marcado para as 20h, pelo autor da proposta. A mesa de discussão começa às 20h20, com Stica, Leandro Angelo, biólogo especializado em políticas públicas; Paula Fraiz Morais, arquiteta especialista em certificados ambientais; Rasca Rodrigues, secretário estadual do Meio Ambiente, e Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Urbanismo.
Também participam do fórum o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Álvaro Cabrini; o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Seção Paraná (IAB-PR), Jeferson Dantas Navolar; o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (Asbea-PR), Gustavo Pinto; representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Finanças; o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq).
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.stica.com.br/ (basta clicar no banner do evento). O fórum é gratuito e as vagas limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 3350.4526.