Fórum discute a formação do cidadão

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2007 20h25, última modificação 16/06/2021 09h24
“É necessário fazer a sociedade compreender que não basta a formação para o mercado de trabalho pura e simplesmente, mas a importância de se  formar o cidadão para que ele entenda seu papel para o desenvolvimento do País.”  O comentário é do vereador Aladim Luciano (PV), ao analisar os trabalhos do 2º Fórum Municipal de Educação e Psicomotricidade Relacional. O encontro aconteceu  nesta quarta-feira (30), no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba, numa iniciativa de Aladim  e do Centro Internacional de Análise Relacional (Ciar). A idéia do parlamentar ao propor a realização do fórum é oferecer a professores ferramentas que harmonizem e maximizem o desenvolvimento global da criança.
“A psicomotricidade relacional é essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional do ser humano. É um método de trabalho que potencializa o equilíbrio da personalidade e facilita as relações afetivas e sociais”, explicou o diretor do Ciar, Leopoldo Vieira. “Ela desperta o desejo de aprender nas crianças e adolescentes, facilita a aceitação de limites e frustrações, estimula o ajuste positivo da agressividade, cria um espaço para alívio das tensões, além de ressaltar os aspectos positivos da criança”, afirmou, durante a apresentação das atividades desenvolvidas pela entidade.
Métodos
O diretor do Ciar explicou, ainda, que entre as atividades está a promoção de caminhos livres entre as pessoas da escola, pais, alunos, professores, funcionários, comunidade, de modo que os estudantes possam exercer sua autonomia de transformação pessoal para o exercício  da cidadania.
Já a professora Carmem Lucia Pelanda, da Secretaria Municipal da Educação, destacou a importância da implantação do método nas escolas municipais para o pleno desenvolvimento das crianças. “Com isso, vamos transformar o quadro social brasileiro. Teremos inclusão, igualdade, tolerância, respeito e dignidade”, concluiu o diretor.
O evento também contou com a presença da presidente da Sociedade Internacional de Análise Corporal, Anne Lapierre.