Formalizado Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana da Mina

por Assessoria Comunicação publicado 04/10/2016 14h05, última modificação 08/10/2021 09h47

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeira votação unânime, nesta terça-feira (4), a alteração do nome da praça da Mina, no bairro Santo Inácio, para Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana da Mina, projeto de iniciativa de Felipe Braga Côrtes (PSD). A revitalização do espaço de 3.315 metros quadrados, o sétimo BCBU da cidade, havia sido entregue pela prefeitura em junho passado (010.00003.2016).

“Foi um pedido do secretário do Meio Ambiente [Renato Lima] e do prefeito Gustavo Fruet. O bosque foi todo revitalizado, cercado. Ganhou pista de caminhada, parquinho, reforço na iluminação. É um local muito bonito, com um córrego e uma mina abandonada. Vale a pena conhecer”, disse Braga Côrtes, autor de emenda parlamentar às obras. “O BCBU não é só uma denominação, são bosques urbanos para preservar a biodiversidade.”

“É um ganho para a comunidade”, apoiou Mauro Ignácio (PSB), parlamentar com atuação na Regional Santa Felicidade. Líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV) destacou os  BCBUs e outras áreas verdes, como os parques lineares, para a contenção de enchentes, dentre outros benefícios. “É um registro que esta cidade se preocupa com a sustentabilidade”, avaliou.

“Seu Miguel”
Miguel Mendes Cardoso, falecido em setembro de 2011, poderá dar nome a um logradouro público da cidade de Curitiba. Proposto por Zé Maria (SD), o projeto de lei foi aprovado em primeiro turno unânime. O vereador destacou que “seu Miguel”, como o homenageado era conhecido, montou a primeira churrascaria self service de Curitiba. Já extinto, o local se chamava Pinheirão e funcionava na avenida Victor Ferreira do Amaral (009.00018.2016).

“Todo mundo se lembra do seu Miguel. Foi pioneiro nisso. Atendia crianças carentes, dando comida a alunos especiais. É muito prazeroso vir aqui falar de uma pessoa que marcou história. Viveu até os 88 anos”, disse Zé Maria. “Acredito que as pessoas que ajudaram a desenvolver o Município socioeconomicamente merecem homenagens”, aparteou Serginho do Posto (PSDB). Paulo Salamuni (PV) também declarou apoio à proposição.

Além da proposta de lei para que alunos com mobilidade reduzida possam ter acesso à escola mais próxima de sua residência, o plenário acatou em primeira votação unânime a declaração de utilidade pública municipal à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, de Ensino Fundamental e Médio (014.00009.2016).