Fiscalização e desburocratização: prioridades de Indiara Barbosa

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 27/01/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h15
“Não é através da lei que a gente vai melhorar as coisas”, opinou Indiara Barbosa em entrevista ao Você Me Representa.
Fiscalização e desburocratização: prioridades de Indiara Barbosa

Indiara Barbosa foi reeleita para o seu 2º mandato com 9.106 votos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Fiscalização, transparência das contas públicas e desburocratização para empreender continuarão sendo os pilares de Indiara Barbosa (Novo) no seu 2º mandato, para o qual foi eleita com 9.106 votos, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ao Você Me Representa, ela conta como foram os primeiros anos de vereança e como pretende continuar seu trabalho no Legislativo. Formada em Administração, em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Estratégica, ela relata que seu objetivo nunca foi “ser a vereadora que mais aprova leis”.

“Pelo contrário, eu falo que, se eu tiver um projeto de lei que realmente impactou a vida das pessoas, melhorou de forma significativa a vida das pessoas, eu vou estar feliz, porque eu acredito que não é através da lei que a gente vai melhorar as coisas na cidade, no nosso país”, afirmou a vereadora. A sua atuação, observa, é pautada em fiscalizar as contas públicas, buscando maior transparência, e na articulação com o Executivo para trazer as melhorias necessárias para a cidade e para a população.

“Uma iniciativa que a gente fez no mandato se chama Gabinete na Rua, [em que] a gente vai para o bairro, coloca uma barraquinha, uma mesinha, e fica o dia todo ouvindo as pessoas, ouvindo as demandas”, disse ela, “e, sem dúvidas, a segurança é uma das principais reclamações das pessoas”. Assim, enquanto seu primeiro mandato focou na fiscalização em áreas como saúde e obras públicas, ela relata que na próxima legislatura a prioridade será a segurança.

Outro ponto abordado por Barbosa foi o transporte coletivo, debate que estará em pauta em 2025 por conta do vencimento do contrato da licitação. “Curitiba já foi reconhecida pelo seu transporte coletivo no passado, mas esse transporte já ficou um pouco ultrapassado”, comentou a vereadora. “O valor da tarifa é o mais caro do Brasil”, observou. “E, ainda, as pessoas, às vezes, têm que enfrentar longas filas, ficar muito tempo no transporte, pegar ônibus apertado”, criticou. “Então, a gente tem que pensar em coisas novas, em inovações”.

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo:

 

Você me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

O Você me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patrícia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Brunno Sant'Ana