Finanças presta contas sobre gastos do 1º quadrimestre de 2017
Na próxima quarta-feira (31), durante a sessão plenária, a Secretaria Municipal de Finanças fará a sua primeira prestação de contas da gestão do prefeito Rafael Greca. Referente aos meses de janeiro a abril de 2017, o balanço da Prefeitura de Curitiba a cada fechamento de quadrimestre é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar federal 101/2000). A audiência pública será coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal (054.00004.2017).
Na última prestação de contas do Executivo, em fevereiro desse ano, o gestor das Finanças, Vitor Puppi, apresentou os números dos últimos quatro meses de gestão de Gustavo Fruet. Na data, o secretário afirmou que o superativ orçamentário de R$ 713 milhões de Curitiba em 2016 escondia “dívidas por fora do orçamento”, “pressão de caixa” e “serviços que não foram pagos”. “A realidade orçamentária não reflete as finanças. Se considerarmos o financeiro, [o saldo] é negativo em R$ 531 milhões”, disse (leia mais).
Além da prestação de contas do Poder Executivo, os vereadores também vão acampanhar a avaliação do cumprimento das metas fiscais referente ao 1º quadrimestre de 2017 da própria Câmara de Curitiba. O balanço obrigatório do Legislativo, por sua vez, é uma exigência da Lei Orgânica do Município (LOM). A sessão plenária começa, regimentalmente, às 9h.
Saúde
No último dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou em plenário os gastos públicos na área durante o 1º quadrimestre desse ano, conforme exigência da lei complementar federal 141/2012 aos gestores do SUS das cidades, estados, Distrito Federal e União. O gestor da pasta, José Carlos Baracho, defendeu a aprovação do Plano de Recuperação da prefeitura e a decisão de fechar a UPA Matriz (veja aqui). Além disto, respondeu perguntas de diversos vereadores e afirmou que a UPA da CIC, fechada para reforma em novembro do ano passado, será reaberta no 2º semestre de 2017 (saiba mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba