Fim das vagas de estacionamento da Silva Jardim mobiliza debate na Câmara

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 20/05/2024 14h55, última modificação 20/05/2024 15h05
Sugestão ao Executivo para que as vagas sejam mantidas em uma das principais avenidas de Curitiba foi aprovada pela Câmara de Vereadores.
Fim das vagas de estacionamento da Silva Jardim mobiliza debate na Câmara

As indicações de ato administrativo são votadas na segunda parte da ordem do dia. Na foto, Giorgia Prates, que levantou o debate sobre vagas de estacionamento na avenida Silva Jardim. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou em oficiar a Prefeitura de Curitiba para que as vagas de estacionamento da avenida Silva Jardim não sejam removidas. A medida já vem sendo implantada e foi adotada sem que houvesse diálogo com comerciantes e moradores da região, segundo vereadores que participaram do debate que aconteceu nesta segunda-feira (20), na segunda parte da ordem do dia. 

A indicação de ato administrativo para que o Executivo reveja o planejamento foi protocolada por Giorgia Prates – Mandata Preta (PT). “A decisão de remover as vagas de estacionamento da Silva Jardim pode prejudicar gravemente o comércio local. Sem locais convenientes para estacionar, os clientes não terão como visitar as lojas, restaurantes e outros estabelecimentos da região, colocando em risco a economia local. Para nós, isso acarreta diretamente em uma queda de 10% do faturamento diário”, argumentou a vereadora. 

Para ela, apesar da justificativa de melhorar o tráfego, a avenida já tem cinco faixas bem estruturadas, e a retirada das vagas não causará uma diferença significativa no trânsito. “Essa medida parece mais prejudicial do que benéfica. Com a petição, queremos que a Prefeitura reconsidere essa decisão e restaure as vagas de estacionamento regulamentado. Isso é crucial para manter o fluxo de clientes e a sustentabilidade econômica do comércio local, garantindo também a comodidade de moradores e visitantes”, completa a justificativa da sugestão (205.00199.2024). 

Além da autora, outros parlamentares se posicionaram contra a extinção das vagas na via, uma das principais da região central da capital paranaense. Alexandre Leprevost (União) criticou a medida de “zerar as vagas”. “É um absurdo. Vão quebrar o comércio da região. Tirar essas vagas é uma ação totalmente desnecessária”, reclamou. No mesmo sentido se posicionou a vereadora Indiara Barbosa (Novo): “A gente tenta entender os motivos, mas o mínimo, que é conversar com a população, ouvir a população, planejar alternativas, não está sendo feito”. 

A prefeitura não dialogou com os comerciantes da avenida”, respondeu Giorgia Prates. Herivelto Oliveira (Cidadania), que também fez apartes à autora do pedido, informou ter recebido relatos de que, no entorno do Colégio Estadual Xavier da Silva, “onde os pais e vans escolares não podem mais parar em frente à escola”, tem havido transtorno na entrada e saída dos alunos. “Que sejam criados pelo menos alguns bolsões de estacionamento na avenida, para não prejudicar totalmente o comércio”, pediu o vereador. Rodrigo Reis (PL) foi outro a reclamar da falta de diálogo entre a Prefeitura de Curitiba e os comerciantes e moradores. “Houve um erro em não comunicar [sobre a mudança no trânsito]”, disse. 

Câmara também pede reestruturação da avenida Manoel Ribas

O Poder Executivo será provocado pelo Legislativo, a pedido de Mauro Ignácio (PSD), para que sejam realizados estudos e projetos visando a reestruturação da avenida Manoel Ribas, no trecho que compreende o Polo Gastronômico, desde o Portal de Santa Felicidade até o entroncamento com a rua Madre Clélia Merloni. Ao plenário, o parlamentar justificou a necessidade de mais investimentos na região, conhecida por seu potencial turístico e gastronômico. 

Na indicação, Ignácio alertou para a necessidade de alargamento das calçadas; implantação de câmeras de segurança, de ciclovias, de fiação subterrânea e de bancos; substituição dos totens informativos; instalação de cobertura nos pontos da Linha Turismo (205.00206.2024). “Queremos atender a antiga demanda daquela comunidade, principalmente de empresários que desenvolvem suas atividades ao longo do trecho, muitos deles há mais de 30 anos, que rogam por melhores condições para recebimento de turistas e clientes”, reforçou o vereador. Em apartes, Alexandre Leprevost (União) e Sidnei Toaldo (PRD) apoiaram o pedido.

Parque de Ciências no Jardim Ambiental
Eder Borges (PP) conseguiu apoio dos colegas de plenário na aprovação da sua indicação para que seja instalado um parque de ciências no Jardim Ambiental, que fica na região do Cristo Rei e Alto da XV (205.00205.2024). “A estrutura encontra-se ociosa, depredada e servindo de depósito de dejetos e lixos”, afirmou o parlamentar, que ressaltou ser um “grande entusiasta da ciência”. “O Brasil é um país que tem um grande potencial e poderia investir muito mais na ciência. Temos uma biodiversidade imensa, poderíamos levar isto às escolas: levar a ciência às escolas. Dar a oportunidade às nossas crianças, aos nossos jovens, a conhecerem este mundo maravilhoso. Então, fica aqui a minha sugestão.” 

Regulamentação da Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia

Também em uma indicação aprovada hoje, Maria Leticia (PV) alertou a Prefeitura de Curitiba para a necessidade da regulamentação da lei municipal 15.251/2018, que há seis anos instituiu, na cidade, a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia no Município de Curitiba (205.00208.2024). A norma é uma iniciativa da vereadora e de Dona Lourdes, falecida em 2021. “A fibromialgia é uma doença incapacitante, gravíssima, e acaba comprometendo a qualidade de vida e tira, dos portadores da doença, oportunidades de emprego”, afirmou.

Corrimão no Passaúna, vagas para táxis e ciclovia no CIC

À Prefeitura de Curitiba, a CMC também vai encaminhar outras três sugestões aprovadas hoje. Nori Seto (PP), por exemplo, pediu a instalação de um corrimão ou um anteparo ao lado das escadas que dão acesso ao mirante do Parque do Passaúna (205.00200.2024). Segundo o vereador, esse acesso é realizado por caminho com degraus, “sem qualquer anteparo que permita o apoio para as pessoas com mais idade, alguma dificuldade de equilíbrio ou mobilidade”. 

Já Sidnei Toaldo defendeu a ampliação das vagas de táxi na avenida Manoel Ribas, na altura do número 5.824, em Santa Felicidade (205.00197.2024), bem como a redução da travessia elevada instalada próxima a esse endereço (205.00198.2024). O vereador explicou que trata-se de um pedido dos taxistas que trabalham na região, que alegam haver um problema de espaço no local. “Foi instalada uma travessia elevada próximo ao ponto de táxi, diminuindo o espaço. Pede-se o aumento de duas ou três vagas no local”, disse. 

Outra proposição aprovada é a de Noemia Rocha (MDB) para que o Executivo estude a implantação de uma ciclovia e uma pista de caminhada nas ruas Major Victor Feijó, Lourdes Betezek, Giuseppe Covacci Junior e Arthur Tambosi, na Cidade Industrial de Curitiba (205.00189.2024). A parlamentar justificou o pedido: “Nessa região, muitas famílias costumam realizar atividades físicas como ciclismo e caminhada. Há a necessidade de uma estrutura segura para tal prática, sendo a obra de extrema relevância para a saúde e bem estar da população local”. 

O que são as indicações de sugestão ao Poder Executivo?

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações de sugestão são um tipo de proposição diferente dos projetos de lei. Elas recomendam ações para serviços de competência apenas do Poder Executivo. Ou seja, apesar de serem uma manifestação legal dos vereadores, submetidas ao plenário, as sugestões não são impositivas. Cabe à administração municipal avaliar se vai acatar cada proposta.