FGV destaca qualidade de vida em Curitiba, diz líder

por Assessoria Comunicação publicado 03/08/2005 16h50, última modificação 27/05/2021 11h04

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), destacou o fato de Curitiba estar entre as quatro capitais com melhor qualidade de vida do País, segundo resultado de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que leva em conta renda, infra-estrutura e violência.
“O resultado é ainda mais importante porque a pesquisa leva em conta o julgamento dos moradores das cidades. A variação de cada capital é comparada com a média nacional. Isso significa que o morador da Região Metropolitana de Curitiba tem renda e consumo de alimentos superior e avalia que sua condição de vida é 19,88% superior à média”, explicou o vereador.
No estudo “Condições de vida e suas implicações econômicas”, realizado pela FGV, através do Instituto Brasileiro de Economia, a capital aparece apenas atrás de Brasília, Goiânia e Porto Alegre, entre onze regiões metropolitanas pesquisadas. O vereador lembra que, segundo a coordenação da pesquisa, “a percepção da população em relação à qualidade de vida afeta a atração de investimentos, pode afetar emprego e renda e o próprio crescimento econômico, daí a importância do resultado”.
“Não há dúvida que Curitiba sofre os mesmos problemas das demais capitais, mas as ações de governo que se realizam em benefício da região refletem no reconhecimento, de parte da população, de que a capital possui uma boa qualidade de vida”, acrescentou. Mario Celso lembrou que a pesquisa considerou variáveis como renda familiar, problemas com violência e vandalismo e avaliação dos serviços básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica e iluminação pública, entre outros quesitos.
Os dados da pesquisa da FGV tomaram como base a pesquisa de orçamentos familiares 2002/2003 do IBGE, em amostra com 48.470 domicílios.