Fevereiro pode se tornar o mês da conscientização sobre leucemia em Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 25/07/2024 07h27, última modificação 25/07/2024 07h27
Institucionalização da campanha Fevereiro Laranja, sobre leucemia, é tema de projeto de lei na Câmara de Curitiba.
Fevereiro pode se tornar o mês da conscientização sobre leucemia em Curitiba

Representação gráfica da lecuemia no sangue de uma pessoa doente. (Imagem: Arquivo/Pfizer)

Câncer que mais atinge crianças e adolescentes no Brasil, a leucemia pode se tornar alvo de uma campanha permanente de conscientização na cidade de Curitiba. A ideia é que o mês de fevereiro seja dedicado a levar informações sobre a doença à população, com a realização de atividades promovidas pelo poder público e pela sociedade civil. Para tornar a proposta realidade, um projeto de lei com esse objetivo foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 16 de julho.

A iniciativa cria a campanha Fevereiro Laranja e insere a data no calendário oficial de eventos de Curitiba, para aumentar o respaldo dos seus organizadores perante o Executivo e o Legislativo da cidade. A inclusão do Fevereiro Laranja no calendário de eventos facilita a mobilização de apoios para a realização das atividades, focadas no diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, com atenção especial à importância da doação de medula óssea (005.00105.2024).

Segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 11 mil casos de leucemia surgem anualmente no Brasil. Para o diagnóstico precoce é importante ficar atento a sintomas como sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso. Antes de ser votado em plenário, o projeto precisa ter sua legalidade verificada pela Comissão de Constituição e Justiça e o mérito da proposta ser avaliado pelos colegiados temáticos da Câmara de Curitiba.

O autor do projeto de lei é o vereador Pier Petruzziello (PP).

Restrições eleitorais