Festival gastronômico pode integrar calendário de eventos
Curitiba poderá incluir, em seu calendário oficial de eventos, o “Festival Gastronômico do Município”. Essa é a proposta do vereador Helio Wirbiski (PPS), protocolada na Câmara Municipal (005.00028.2017). Segundo o autor, o objetivo é apoiar e reconhecer as iniciativas gastronômicas em expansão na cidade. Conforme a proposição, os eventos serão agendados durante todo o ano, sendo coordenados por entidades ligadas à atividade e pelo Executivo.
De acordo com o texto, o Poder Público fica autorizado a coordenar ações com os empreendedores da área, integrando a divulgação das iniciativas que hoje acontecem isoladas. “Antes havia restaurantes muito parecidos em que imperavam pratos regionais e receitas estrangeiras mal-adaptadas. Hoje há um leque de ofertas que engloba uma boa mostra da culinária mundial, e o fenômeno tem recebido ampla divulgação por parte da imprensa local”, Wirbiski.
O aquecimento da cena gastronômica motivou pedido dos representantes das associações, diz o vereador, por “uma logística mais elaborada, mais organizada, com cobertura jornalística em âmbito nacional para tornar Curitiba um polo da culinária. Até porque os curitibanos, sempre exigentes, estão buscando cada vez mais opções gastronômicas como forma de lazer”, frisa o autor.
Reapresentação
O projeto tramitou na legislatura passada e aguardava análise pelo plenário desde outubro de 2014 (005.00196.2014). No fim de 2016, foram arquivados 425 projetos de lei cuja tramitação não chegou a ser concluída na legislatura passada. É uma decisão dos parlamentares reeleitos reapresentar essas peças, cuja análise recomeça do zero, sendo submetidas às instruções técnicas e depois às comissões temáticas do Legislativo antes de serem votadas em plenário. Há um prazo de 30 dias, no Regimento Interno, para que as iniciativas arquivadas sejam reapresentadas sem prejuízo da autoria anterior.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba