Festival gastronômico pode integrar calendário de eventos
Teve início na segunda-feira (25) o trâmite na Câmara Municipal do projeto de lei que institui, no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba, o "Festival Gastronômico do Município" (005.00196.2014). O texto de justificativa do projeto esclarece que a medida busca conferir apoio e reconhecimento por parte do poder público às recentes iniciativas gastronômicas que ganham espaço na cidade.
Com a iniciativa, os empreendedores da área poderiam coordenar suas ações com o Poder Público, integrando a divulgação das iniciativas que hoje acontecem isoladas. Conforme esclarece a justificativa, o Brasil tem vivido uma revolução gastronômica que contrasta com o cenário estagnado de outros tempos. “Havia restaurantes muito parecidos em que imperavam pratos regionais e receitas estrangeiras mal-adaptadas. Hoje há um leque de ofertas que engloba uma boa mostra da culinária mundial, e o fenômeno tem recebido ampla divulgação por parte da imprensa local”, frisa o texto.
Nos últimos tempos, diz a justificativa, a cidade passou a contar com diversos eventos gastronômicos, o que motivou os representantes das associações a pleitear “uma logística mais elaborada, mais organizada, com cobertura jornalística em âmbito nacional para tornar Curitiba um polo da culinária”.
Período Eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba