Festival do Pão com Bolinho apto para debate em plenário

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 06/12/2022 16h55, última modificação 06/12/2022 17h37
O projeto teve o trâmite liberado pela Comissão de Educação.
Festival do Pão com Bolinho apto para debate em plenário

A reunião da Comissão foi realizada no Palácio Rio Branco, após a sessão plenária. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em reunião nesta terça-feira (6), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto de lei que inclui o Festival do Pão com Bolinho no calendário oficial de eventos da capital. Assim, a proposta concluiu o trâmite nos colegiados temáticos e já pode ser incluída na ordem do dia, para a discussão em plenário (005.00176.2022). 

O projeto de lei é de autoria do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) e teve a relatoria favorável de Carol Dartora (PT). A proposição inclui a realização do festival no calendário oficial de eventos, no mês de março, durante três semanas. 

O festival já ocorre em Curitiba desde 2014, com uma edição em março e outra em novembro. Segundo o autor, os dados de vendas de produtos de bares, como cervejas, refrigerantes e aperitivos, durante os festivais, têm um aumento de 42%. 

“O setor de gastronomia é um dos que mais emprega. As vendas de pão com bolinho durante o período do festival superam a marca de mais de 80 mil unidades”, explica Barros. “O pão com bolinho é um sanduíche muito apreciado pelos curitibanos.” 

Festa do Padroeiro
Outro projeto aprovado pela comissão, na reunião desta terça, institui a Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão, comemorada anualmente na semana do dia 6 de agosto, no calendário oficial (005.00167.2022). A autoria é do presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). 

Tico Kuzma reforça a importância da Paróquia Bom Jesus do Portão e sua história, tendo sido a única paróquia da zona sul de Curitiba por muito tempo. A justificativa do projeto também cita o prefeito Rafael Greca, que já afirmou que “a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus torna-se não só um ponto de religiosidade, mas um centro de referência cultural”. A relatoria também foi de Dartora. 

Cidadanias Honorárias
Outras duas propostas compuseram a pauta da Comissão de Educação, nesta terça. A primeira concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao padre Dilsomar Bombazar, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba. A autoria é do vereador Toninho da Farmácia (União), que reforça o trabalho do homenageado com adolescentes da comunidade (006.00017.2022). 

A última proposta é de autoria de Flávia Francischini (União) e concede Cidadania Honorária à delegada da Polícia Civil Tathiana Laiz Guzella (006.00018.2022). Guzella já atuou em delegacias especializadas, como a da Mulher, e atualmente está lotada na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

As reuniões das comissões, sessões plenárias e outros conteúdos da Câmara de Curitiba podem ser acessados nos canais institucionais no YouTube, Twitter ou Instagram. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva