Festa de Jesus das Santas Chagas no calendário e homenagem vão à sanção
Das três propostas de lei que seriam votadas em segundo turno hoje, uma teve sua votação adiada. (Foto: Bruno Spessato/CMC)
A oficialização da Festa de Jesus das Santas Chagas no calendário oficial de Curitiba já pode se tornar lei municipal. Nesta quarta-feira (18), a Câmara de Vereadores concluiu a votação do projeto, que é assinado por 14 dos 38 parlamentares, e foi aprovado com 22 votos “sim” e uma abstenção. Com programação religiosa e cultural, o evento está entre os principais destinos de encontros católicos do país.
A festividade já é tradicional no meio católico e chega à nona edição em 2024, reunindo devotos católicos no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Neste ano, a programação vai do dia 23 ao dia 29 de setembro. De acordo com o projeto de lei (005.00050.2024), desde 2016 o evento tem reunido milhares de peregrinos, romeiros e devotos de todo o Brasil, entre outros países, no centro da capital. Desde aquele ano, mais de 260 mil pessoas já passaram pela cidade em devoção a Jesus das Santas Chagas.
A festa é promovida pela Associação Evangelizar é Preciso, em parceria com o Santuário. A autoria do projeto de lei que oficializa a Festa de Jesus das Santas Chagas no calendário oficial é de Tico Kuzma (PSD) e de mais 13 vereadores: Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (Republicanos), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tito Zeglin (MDB) e Zezinho Sabará (PSD).
Ontem (17), em primeiro turno, a votação foi acompanhada por Geovana de Medeiros, coordenadora de eventos da Associação Evangelizar é Preciso. Com a ratificação da proposta em segunda votação, a inclusão da festa católica no calendário de eventos de Curitiba já pode ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca.
Plenário confirma homenagem a líder comunitário da Vila Pantanal
Com 20 votos “sim” e uma abstenção, o Legislativo também confirmou, em segunda votação, a aprovação do projeto que denomina um dos logradouros públicos da cidade de Adair Sebastião dos Santos (009.00017.2023). Líder comunitário da Vila Pantanal, ele faleceu em janeiro de 2008, aos 52 anos. Era natural de Pitanga (PR) e veio para Curitiba em 1991 em busca de melhores condições de vida devido a problemas de saúde e orientação médica. Ele se instalou na Moradias Pantanal, comunidade que passava por diversas dificuldades à época. Algumas de suas conquistas para a vila foram a construção da primeira passarela de pedestres, instalação de creche e posto de saúde. O autor da iniciativa é Tico Kuzma. O texto segue para sanção.
Adiada votação de Utilidade Pública Municipal
A votação em segundo turno da concessão da Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Afro Brasil do Paraná foi adiada para a próxima terça-feira (24). A associação começou suas atividades em 2016 e hoje atua no desenvolvimento do ecossistema afro empreendedor (014.00054.2023). O documento é necessário para que a entidade possa firmar convênios com o Poder Público, para o repasse de recursos. A deliberação não aconteceu hoje devido à ausência do autor da proposta de lei, Marcos Vieira (PDT), durante a ordem do dia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba