Festa de Jesus das Santas Chagas já está oficializada em Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 30/09/2024 14h50, última modificação 30/09/2024 15h15
Lei que incluiu a festividade católica no calendário oficial de eventos foi sancionada.
Festa de Jesus das Santas Chagas já está oficializada em Curitiba

A festa dedicada a Jesus das Santas Chagas está entre os principais destinos de encontros católicos do país. (Foto: Divulgação/Associação Evangelizar é Preciso)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votou, na semana passada, a oficialização da tradicional Festa Jesus das Santas Chagas no calendário de eventos da cidade e, agora, a lei municipal já está sancionada. O evento, que já é tradicional entre os católicos paranaenses e do resto do país, chegou à sua nona edição, que terminou neste domingo (29). 

A festividade é realizada anualmente em setembro e reúne devotos católicos no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Desde 2016, o evento tem reunido milhares de peregrinos, romeiros e devotos de todo o Brasil, entre outros países, no centro da capital. Desde aquele ano, mais de 260 mil pessoas já passaram pela cidade em devoção a Jesus das Santas Chagas.

Em 2024, a programação aconteceu entre os dias 23 e 29 deste mês. Entre as atrações realizadas estavam as missas diárias, pregações, Terços de Jesus das Santas Chagas e adorações ao Santíssimo Sacramento e apresentações gratuitas de canto e dança. A festa dedicada a Jesus das Santas Chagas está entre os principais destinos de encontros católicos do país e é promovida pela Associação Evangelizar é Preciso, em parceria com o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

A lei municipal 16.390/2024, que incluiu a festividade no calendário oficial de Curitiba, foi sancionada no dia 26 de setembro. A proposta que deu origem à norma foi protocolada por Tico Kuzma (PSD) e ganhou a assinatura dos vereadores Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (Republicanos), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tito Zeglin (MDB) e Zezinho Sabará (PSD).

Restrições eleitorais