Festa de aniversário de Curitiba contará com programação folclórica

por Pietra Hara, especial para a CMC* — publicado 26/03/2025 18h05, última modificação 27/03/2025 11h32
Diversos grupos folclóricos vão subir no palco do Curitiba 332 anos, evento de celebração do aniversário da cidade.
Festa de aniversário de Curitiba contará com programação folclórica

Evento de celebração do aniversário de Curitiba terá entrada gratuita e atrações para todas as idades. (Fotos: Toca Cultural/Divulgação)

Procurando programação cultural para o fim de semana? Neste sábado (29), como parte das comemorações do aniversário de 332 anos de Curitiba e da Câmara Municipal, diversos grupos folclóricos da cidade irão se apresentar em espetáculos que mesclam cultura e tradição. As apresentações acontecem em dois horários: das 12h às 13h e das 14h às 15h, no estacionamento da Câmara Municipal, entre o Palácio Rio Branco e a Praça Eufrásio Correia. A entrada é gratuita.

Dança gaúcha, italiana, espanhola e germânica iniciam as apresentações

A programação inicia com a riqueza cultural das tradições gaúchas e dos imigrantes italianos, espanhóis e germânicos, que ajudaram a moldar a identidade da cidade. A dança tradicional gaúcha ficará por conta dos integrantes do CTG 20 de Setembro, o centro de tradições gaúchas mais antigo do estado do Paraná. Fundado em 1962, a entidade se destaca em rodeios e festivais pelo Brasil, promovendo danças tradicionais, música e provas campeiras. O grupo realiza aulões de dança de salão e bailes em sua sede, localizada no Pinheirinho. Além disso, celebra anualmente a Semana Farroupilha, com uma programação especial que inclui hasteamento de bandeiras, missas, palestras e festividades típicas. Mantendo viva a cultura gaúcha, o CTG valoriza a tradição, a união familiar e a transmissão dos costumes às novas gerações.

O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade foi fundado em 22 de agosto de 1986 para preservar as tradições dos imigrantes italianos que colonizaram o bairro há mais de 140 anos. Com foco na dança folclórica, o grupo expressa a cultura italiana por meio de ritmos, passos e trajes típicos, reunindo hoje mais de 150 integrantes. Filiado à Associação Inter Étnica do Paraná (AINTEPAR) e presente no Festival Folclórico de Etnias do Paraná há 30 anos, também já se apresentou em diversos estados brasileiros e no Middfest International, nos Estados Unidos. O Ítalo é o grupo de dança italiana mais antigo em atividade no Paraná, sendo uma referência na preservação e divulgação do folclore italiano.

Já o Grupo Folclórico Centro Espanhol do Paraná foi fundado em 1969 por imigrantes espanhóis com o objetivo de preservar e promover sua cultura no Brasil. Desde 1977, diversos grupos folclóricos ligados à instituição representam diferentes regiões da Espanha, como o "Aires Gallegos", com as tradicionais muñeiras da Galícia, o "Raza Aragonesa", com a jota aragonesa, e o "Luna de Sevilla", que incorpora a vibrante dança flamenca da Andaluzia. Apoiado por governos regionais espanhóis, o grupo busca aprimorar constantemente suas apresentações, compartilhando a riqueza cultural da Espanha. Filiado à AINTEPAR há 33 anos, já se apresentou em diversas cidades do Brasil, na Argentina e na própria Espanha.

A cultura germânica será representada por meio do Grupo Folclórico Germânico Alte Heima”. O grupo, cujo nome significa "velha pátria", é formado por dançarinos amadores, que buscam manter, através da paixão pela dança e aos antepassados, a tradição de todo um povo.
O Alte Heimat foi fundado no dia 10 de abril de 1964, por Helmut Abeck, Isa Marchmann e Ingborg Ulrich, para perpetuar a cultura germânica, a consciência étnica e manter os costumes, músicas, trajes e danças da Alemanha, Áustria e Suíça. Com mais de 60 anos de história, os dançarinos germânicos já se apresentaram em inúmeros palcos, no Brasil e em países vizinhos.

Grupos folcóricos

Cultura oriental e grupo de flashback também são destaques da programação

A partir das 14h, outros grupos folclóricos, culturais e de lazer se revezam no palco do Curitiba 332. O Wakaba Taiko, grupo de percussão japonesa da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), preserva e promove a tradição do Taiko, prática musical com mais de 2.500 anos de história. Fundado em 2003 pela família Kajiwara, o grupo se tornou referência na divulgação dessa arte, atraindo um número crescente de interessados. Com apresentações marcantes em diversos eventos, o Wakaba Taiko fortalece a cultura japonesa na cidade, de forma a garantir a continuidade dessa tradição milenar. O som poderoso dos tambores, aliado à energia e sincronia dos movimentos, transforma cada apresentação em uma experiência vibrante e emocionante.

O evento também contará com a apresentação do Grupo de Folclore Marcial Chinês Senda. Fundado pelo professor Jorge Jefremovas, o grupo une arte marcial, dança e tradição chinesa em suas apresentações. Desde sua estreia no Ano Novo Chinês de 2001, tornou-se referência na divulgação da cultura chinesa no Brasil, participando de eventos nacionais e internacionais, como o Festival de Bonecos Gigantes em Olinda e o Imin Matsuri do Centenário da Imigração Japonesa. Suas performances combinam Dança do Leão e do Dragão com demonstrações de Kung-Fu e Tai-Chi-Chuan, acompanhadas por música ao vivo e trilhas marciais. O grupo segue promovendo a riqueza da tradição chinesa por meio de espetáculos dinâmicos e imersivos.

Ainda focado na cultura oriental, o evento conta com a apresentação de artes marciais do Grupo Double Tiger. Fundada em 2003 pelo Mestre Leonardo Rusycki (6° Dan), a Double Tiger é a maior equipe de Hapkido do Paraná e uma das mais prestigiadas do Brasil. O Hapkido é uma arte marcial coreana que combina técnicas de defesa pessoal, golpes precisos, chaves de articulação e controle de energia, promovendo disciplina e autocontrole. Com certificação internacional e inúmeras conquistas em competições nacionais e mundiais, a equipe combina tradição e inovação na arte marcial, sempre buscando equilíbrio e evolução.

O bloco de programação cultural também contará com a apresentação de danças de variados ritmos com integrantes do grupo de dança Solidance, do Instituto Grupo Solidário. O SoliDance existe há cinco anos e leva saúde e bem-estar a mais de 350 mulheres, por meio de aulas gratuitas que incentivam a prática de atividade física, promovem a socialização e elevam a autoestima das alunas. Mais do que um espaço para a prática de dança, o SoliDance se tornou um ambiente de acolhimento e incentivo ao autocuidado. Localizado no bairro Xaxim, o Instituto Grupo Solidário tem mais de dez anos de atuação, marcando uma trajetória de compromisso com a comunidade de Curitiba

Dança e folclore

O “Curitiba 332” é uma parceria da Câmara Municipal com a Prefeitura de Curitiba e tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), das secretarias municipais de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ), Meio Ambiente (SMMA) e de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e da Sanepar