Festa da Igreja do Rosário pode constar no Calendário Oficial de Eventos

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2013 12h05, última modificação 13/09/2021 09h14

O vereador Tito Zeglin (PDT) apresentou projeto de lei para inserir a Festa Igreja do Rosário no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba. A data será comemorada anualmente no fim de semana mais próximo a 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares, figura histórica que sintetiza a consciência da luta do povo negro.

“A Festa da Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário é uma confraternização que envolve o resgate da memória histórica e simbólica para a comunidade afro-curitibana”, destacou Zeglin.

Na justificativa de seu projeto, o vereador lembra que a igreja foi construída em 1737 para amparar a religiosidade dos escravos, então impedidos de frequentar as demais igrejas. “O ato de lavar as escadarias começou em 2009 e pretende celebrar a importância da cultura negra na construção da cidade”, informou o parlamentar.

“Na nossa cidade tal festividade é recente, mas ela é baseada numa das festas mais populares do Brasil, que é a lavação da escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador. São manifestações das religiões de matriz africana e que estão ligadas diretamente à cultura brasileira. É dever nosso, enquanto representante da população, incentivar ações que promovam a disseminação de bons valores e a integração entre diferentes culturas”, justifica o parlamentar.

O vereador também destacou o papel do Centro Cultural Humaitá (Centro de Estudos e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-Brasileira), entidade que lutou pelo reconhecimento da festa e empreende esforços para a sua concretização.

A proposição ainda será analisada pela Comissão de Legislação, Redação e Justiça, a quem cabe julgar a constitucionalidade dos projetos de lei. Legislação é a única comissão permanente da  Câmara de Curitiba que pode determinar o arquivamento de uma iniciativa.