Ferroviários recebem homenagem na cidade
Curitiba vai ganhar mais um ponto turístico. Já está em vigor a lei que autoriza o Poder Executivo a erigir o Portal dos Ferroviários. O projeto de lei é de autoria do vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Jair Cézar (PTB) e foi sancionado no mês passado. A proposta, aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal prevê que a obra deverá ser elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e objetiva homenagear os trabalhadores do segmento, bem como a família ferroviária, "verdadeira desbravadora do nosso País", justifica o parlamentar. "Queremos fazer concurso para selecionar o artista local que executará a obra", explicou Cézar.
Segundo a vereadora Julieta Reis (PFL), o Paraná era, antes da década de 50, interligado com Santa Catarina, pela Rede Viação Paraná - Santa Catarina (RVPSC), e São Paulo, por via da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que, alguns anos mais tarde, foram estatizadas, como outras empresas do setor em todo o País, e passaram a integrar a Rede. "Esse memorial vai registrar o histórico do trajeto do desenvolvimento", disse a parlamentar.
O documento determina que o local onde será construído o portal-memorial vai ser designado pelo Departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração, na região da Vila Oficinas, no Cajuru.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba