Feriado da Proclamação da República suspende expediente na Câmara de Curitiba

por Pietra Hara*, especial para a CMC — publicado 14/11/2024 17h50, última modificação 14/11/2024 18h21
Após o feriado da Proclamação da República, as atividades retomam na Câmara de Curitiba na próxima segunda-feira (18).
Feriado da Proclamação da República suspende expediente na Câmara de Curitiba

Atividades retomam na Câmara de Curitiba na próxima segunda-feira (18). (Foto: Arquivo/CMC)

A Câmara de Curitiba (CMC) suspenderá suas atividades nesta sexta-feira (15), devido ao feriado nacional de Proclamação da República. Com isso, a instituição volta com seu expediente normal na próxima segunda (18), a partir das 8 horas.

O dia da Proclamação da República é feriado nacional desde o governo de Eurico Gaspar Dutra. A norma federal que oficializou a data é a lei 662/1949. O feriado remete à mudança política que o país passou em 1889, saindo do monarquismo e instaurando o regime republicano.

A portaria 12/2024, assinada pela Comissão Executiva, dispõe sobre o calendário da Câmara de Curitiba ao longo deste ano. O documento afirma que as suspensões de expediente têm como justificativa “o princípio da economicidade no serviço público, mais especificamente no que se refere à energia elétrica, água, transporte, serviço de telefonia, material de consumo, entre outros”.

Fique por dentro da agenda da segunda-feira

Na próxima segunda, o plenário vota, em primeiro turno, a aprovação do  Plano Municipal de Esporte e Lazer (saiba mais). Além disso, outras votações retornam ao plenário, agora para a aprovação no segundo turno, como a operação imobiliária do bairro Guabirotuba, a homenagem póstuma à professora Dora Herderico de Souza e a Declaração de Utilidade Pública ao Grupo Muzenza de Capoeira (confira aqui).

Quer aproveitar o feriado prolongado para aproveitar os serviços online da CMC?

Sem precisar sair de casa, a população pode explorar o Palácio Rio Branco, a sede do Legislativo em Curitiba, por meio do Tour Virtual 360, disponível aqui. Também é possível fazer uma viagem pela história da CMC na página Câmara na Escola, que resume os principais acontecimentos da trajetória do Legislativo e da capital paranaense ao longo desses 331 anos. Além disso, os curitibanos têm à disposição outra ferramenta online: o Banco de Ideias Legislativas, onde é possível sugerir uma lei para a capital do Paraná.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr
Revisão: Alex Gruba