"Feiticeiro" é cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2006 17h40, última modificação 14/06/2021 11h12
O primeiro título de Cidadão Honorário de Curitiba sugerido pelo vereador Aladim Luciano (PV) foi entregue, na noite desta quarta-feira (06), ao ex-técnico de futebol Hélio Alves, o “Feiticeiro”. A solenidade, no plenário da Câmara Municipal, foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Jair Cézar (PTB).
“Tenho imenso prazer em homenagear um grande amigo, mestre do futebol. Hélio Alves sempre teve muita presteza e determinação em tudo aquilo que se dedicou. Este título é um gesto simbólico que exprime toda a gratidão pelos anos em que trabalhamos juntos para o engrandecimento do futebol paranaense e brasileiro”, disse Aladim. O parlamentar também comentou sobre passagens da vida profissional do “Feiticeiro”, títulos conquistados, homenagens e convites recebidos.
Sobre a origem do apelido, contou que “Hélio Alves recebeu o carinhoso apelido em razão das atitudes edificantes e dos exemplos que certamente ajudaram a forjar o caráter de muitos”, destacou, entregando, em seguida, a maior honraria que a cidade pode conceder.
Hélio Alves agradeceu a homenagem da cidade que escolheu para viver com a família e prometeu que guardará o diploma na sala de troféus. “É muito difícil falar sobre a emoção de uma homenagem vinda de um atleta com o qual trabalhei durante anos. Aladim sempre me proporcionou grandes emoções. No passado, como jogador, com gols, e hoje, como vereador, com o título de cidadania curitibana”, comentou.
“Feiticeiro” agradeceu a todos que prestigiaram a solenidade e dedicou o título aos atletas de futebol, presidentes e diretores de clubes que conviveu, além da imprensa. “Sinto-me tão realizado e orgulhoso que, se eu morrer amanhã, irei feliz da vida”, resumiu.
Neuton Luiz Ceriolli, em nome do prefeito de Pontal do Paraná, Rudisnei Gimenez, trouxe documentos da Prefeitura para incluir na justificativa da homenagem. “Testemunho os serviços sociais de cunho relevante de ‘Feiticeiro’ em Pontal do Paraná, fundador e voluntário da escola de atletas há nove anos. Também já recebeu inúmeros reconhecimentos de associações, secretarias e entidades”, dizia o documento. “Pontal se sente honrada em confirmar o fato nesta solenidade e agradecer os trabalhos prestados para a cidade”, disse Ceriolli.
Um ex-aluno e um professor da escola de futebol de Pontal também concederam  diploma de homenagem a “Feiticeiro”. Na tribuna, o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, brincou que, se “Feiticeiro” não fosse dirigente, deveria ser humorista. Ainda contou histórias das viagens do time, envolvendo o atleta.
Presenças
Além dos vereadores Tico Kuzma (PPS), Paulo Salamuni (PV) e Mario Celso Cunha (PSDB), estavam presentes João Jacob Mehl, ex-presidente do Coritiba Football Club; o diretor do departamento de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Hélio Pereira Cury; presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura; presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo; diretor da Rádio Globo e da CBN, Eli Thomaz de Aquino; Neuton Luiz Ceriolli, representando o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisnei Gimenez; o ex-vereador e ex-deputado estadual Algaci Túlio, além de outras autoridades não nominadas.
Biografia
João Hélio Alves nasceu em 1927, em Paranaguá, onde residiu até a morte do pai, em 1936. Neste mesmo ano, mudou-se para Curitiba, onde estudou e trabalhou até 1942. De volta a Paranaguá, iniciou sua carreira no futebol como atleta amador no Clube Atlético DNC (Departamento Nacional do Café). Paralelamente ao futebol, foi auxiliar de escritório na empresa Rocha S/A., funcionário público da Sudesp, gerente do Cine Santa Helena, entre outros.
Em 1964, conquistou o título pelo Clube Atlético Seleto, no campeonato regional pela zona sul e vice no geral. Em 1968, veio para Curitiba com a família. Assumiu a função de técnico do Coritiba Football Club, onde solidificou sua carreira profissional no futebol paranaense. Também foi técnico do Atlético, Colorado, Londrina, Pinheiros, Grêmio de Maringá, Irati e Rio Branco.
Hélio Alves conquistou vários títulos, como o Campeonato Brasileiro, no Coritiba, em 1985; recebeu homenagens e os troféus Chuteira de Ouro e Corujinha, Pergaminho de Ouro e o diploma de Mérito Rotariano. Também recebeu diversos convites para atuar em outros Estados.