Feira do Juvevê pode ser inserida no calendário oficial de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2013 14h50, última modificação 16/09/2021 09h49
Na manhã desta quarta-feira (19), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo deu parecer favorável à inserção do “Alto Juvevê Gastronomia” no Calendário Oficial de eventos do Município. O relator foi o vereador Mauro Ignacio (PSB) e o autor da proposição é Bruno Pessuti (PSC), cuja intenção, justifica, é valorizar esse encontro que reúne gastrônomos e populares na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss (005.00163.2013).

Também recebeu parecer positivo projeto da vereadora Julieta Reis (DEM), que altera o nome do prêmio “Operário Padrão” para “Profissional do Ano”  (005.00140.2013). A proposição, da mesma forma, foi relatada pelo vereador Mauro Ignácio, presidente do colegiado. Além dele, compõem o grupo Pessuti, Professor Galdino (PSDB), Tito Zeglin (PDT) e Zé Maria (PPS).

Creche

A Comissão recebeu a visita do senhor Mauro Bertol, diretor financeiro da Associação Comunitária São Brás, que buscou apoio dos parlamentares para manter o credenciamento junto à Fundação de Ação Social (FAS) da Creche Jesus Criança. Segundo Bertol, a entidade atende 100 crianças de 0 a 5 anos e conta, para essa tarefa, com 22 funcionários. “Existe uma discussão nos órgãos competentes sobre a natureza das creches, isto é, se elas prestam serviços assistenciais ou educacionais. O entendimento corrente na administração municipal é o de que são entidades educacionais e isso descarta a possibilidade da Creche Jesus Criança conseguir recursos por meio da condição de entidade de assistência social”, disse Bertol.

“A atual administração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do São Brás conseguiu validar essa certificação para o ano de 2013, mas em 2014 ela não terá mais validade, o que carretará uma perda de aproximadamente R$ 60 mil  por ano”, destacou Bertol. Mauro Ignacio entende que os integrantes do colegiado podem realizar uma visita à Márcia Fruet, presidente da FAS, para tratar deste tema e verificar a possibilidade de revalidação do certificado de assistência social, para as entidades que prestam serviços desta natureza.  

História paranaense

Também compareceu à reunião Dirceu Guimarães Britto, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paranaense (IHGP). Sua visita teve o objetivo de pedir apoio aos projetos educacionais que a entidade pretende promover. “Sentimos que há uma deficiência quanto à divulgação dos temas paranaenses, poucos cidadãos mostram interesse. Uma das ideias aventadas para divulgar nossas tradições e nossa história foi a de um ônibus que levaria tais informações de forma itinerante às escolas”, explicou ele. Ignácio declarou apoio à iniciativa e sugeriu que, em uma próxima reunião, o instituto traga novamente a ideia com suas características e orçamentos bem definidos para que a Comissão possa analisá-lo melhor.