Federação de futsac tem atividade reconhecida

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2012 19h25, última modificação 16/08/2021 14h16
Por meio de projeto de lei, a Câmara Municipal reconheceu as atividades da Federação Paranaense de Futsac. Por iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a entidade, cuja modalidade esportiva foi criada em Curitiba, teve aprovada a sua utilidade pública. As votações em primeiro e segundo turno ocorreram, respectivamente, na segunda (2) e na terça-feira (3).
Junto ao projeto, foram apresentadas informações como o balanço e o relatório detalhado das atividades da entidade, evidenciado a prestação de serviços à comunidade e que seus membros não recebem qualquer tipo de remuneração.
O futsac – ou futebol de saco – foi criado na cidade pelos irmãos Juliano e Mário Rodrigo Ofenbock, que acompanharam a discussão no plenário do Legislativo municipal. A bola do esporte recebe o mesmo nome e é feita artesanalmente, de crochê, recheada com o plástico granulado. Ela pesa cerca de 50 gramas.
Assim como no futevôlei e no tênis, uma rede divide a quadra onde a partida é disputada. São utilizados os pés, o tronco e a cabeça, enquanto o uso das mãos é proibido. O futsac é jogado individualmente ou em duplas.
Marcos Juliano conta que teve a ideia durante um intercâmbio na Austrália em 1998, a partir do footbag. Ele começou a desenvolver o futsac (originalmente footsack) em 2002, e o primeiro campeonato foi realizado cinco anos depois, em Curitiba. Já a Federação Paranaense de Futsac foi criada em 2009.