Fecomércio homenageada pela restauração do Paço

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2009 18h40, última modificação 28/06/2021 10h39
A Câmara de Curitiba promoveu, na noite desta quinta-feira (3), sessão solene em homenagem à diretoria do Sistema Fecomércio – Federação do Comércio do Paraná, pela restauração do Paço da Liberdade. A solenidade, proposta pelo vereador Jair Cézar (PSDB), contou com a presença de vários parlamentares. Entre eles, o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que conduziu a sessão, realizada no próprio edifício restaurado, patrimônio histórico da cidade, construído no início do século XX. Além de bibliotecas, livraria, café cultural e musical, sala de cinema, o novo Paço da Liberdade passou a abrigar um estúdio de música e sala de exposições. “É uma das mais preciosas obras da arquitetura brasileira do século passado, palco de um centro cultural inovador, que fortalece o encontro de artistas e o desenvolvimento de novos talentos com a divulgação de seus trabalhos”, avaliou Jair Cézar.
O vereador fez a saudação em nome do Legislativo, reforçando a importância da preservação da cultura no município. Avaliou que a intervenção proporcionou uma transformação na região, tornando-a mais segura e atraente, não só para os curitibanos, mas também aos visitantes, que, ao retornarem às suas cidades, poderão levar um pouco da cultura e da arte paranaenses. No pronunciamento, Jair Cézar sintetizou o histórico da edificação, destacando seu uso ao longo dos tempos. “O prédio já serviu de sede do gabinete de 42 prefeitos e abrigou o Museu Paranaense”. Nomes como o do prefeito Beto Richa e do arquiteto Abrão Assad, responsável pelo restauro, assim como de toda diretoria da Fecomércio, em especial do presidente Darci Piana, receberam destaque.
A revitalização, esclareceu, durou dois anos e contou com o trabalho de restauradores e técnicos, que, segundo Jair Cézar, cuidaram de cada detalhe para garantir o padrão e a qualidade deixada pelos talentosos artesão europeus da época. Além da preocupação com a manutenção do patrimônio tombado, o poder público detectou a necessidade de harmonizá-lo com seu entorno. Para viabilizar, novos parceiros aderiram ao projeto e possibilitaram esse presente à capital. “Não foi uma simples reforma. Foi uma clara demonstração que o governo municipal está preocupado também em resguardar nossa história, trazendo nosso passado para o presente.”
Cultura
Darci Piana lembrou que o Paço Municipal foi reinaugurado no dia do aniversário da cidade com o nome de Paço da Liberdade, transformado no mais novo centro cultural de Curitiba. A restauração do prédio foi financiada pela Fecomércio, em parceria com a prefeitura. “Coube ao poder público ceder o espaço e ao Sistema, as obras de revitalização”, afirmou, acrescentando que as parcerias só trazem benefícios à cidade e à população. Piana compartilhou com Jair Cézar, considerando o investimento parte do processo de resgate do centro de Curitiba.
As entidades envolvidas no projeto do entorno, que se uniram para recuperação e revitalização da área, também foram homenageadas. Entre elas, Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Sebrae e Banco do Brasil. O administrador da Regional Matriz, Omar Akel, também recebeu os cumprimentos de Darci Piana e vereadores.
Entre os parlamentares presentes, compuseram a mesa o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), e o primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB). Algaci Tulio (PMDB), Dona Lourdes (PSB), Omar Sabbag Filho (PSDB) e Professor Galdino (PSDB) também marcaram presença na solenidade.