FCC abriu sindicância para localizar obras de arte do acervo
A Prefeitura de Curitiba abriu sindicância para localizar 34 das 9.731 obras de arte do acervo municipal, que não foram encontradas durante levantamento realizado em 2013 pela Fundação Cultural. Essa foi a resposta do Executivo a pedido de informações protocolado pelo vereador Professor Galdino (PSDB), após a própria administração cogitar o desaparecimento das peças em notícia publicada no portal da prefeitura na internet (062.00163.2014).
A resposta da prefeitura foi protocolada no dia 31 de julho junto ao Legislativo e explica que a sindicância é uma ação conjunta entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Procuradoria Geral do Município, atualmente na fase de juntada de documentação. O acervo de obras de arte da cidade está distribuído em nove grandes coleções, dispostas nos museus da Gravura, Fotografia, Arte Sacra e Museu Municipal de Arte.
Em seu requerimento, o vereador Professor Galdino perguntava quais seriam as obras de arte desaparecidas (acompanhadas de informações adicionais como data da criação, autor e valor estimado). Ele também questionava sobre a recuperação dessas obras e em quais locais elas estavam, caso tivessem sido encontradas posteriormente. Na resposta dada em julho, o Executivo atestou a existência da sindicância mas não forneceu informações complementares.
Centro de Criatividade
Também no dia 31 de julho foi protocolada a resposta da prefeitura a pedido de informações da vereadora Julieta Reis (DEM) sobre a possibilidade da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) ocupar o espaço do Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço (062.00183.2014).
A Fundação Cultural de Curitiba se manifestou esclarecendo que “realmente existe o interesse do Governo do Estado em viabilizar uma parceria com o Município para a ocupação do espaço em questão, porém até o momento nada foi definido ou firmado”. Em seu requerimento, Julieta Reis indagava se essa medida, caso verdadeira, seria adotada por meio de convênio, permuta ou concessão.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba