FAS detalha ações aos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2009 17h15, última modificação 24/06/2021 08h59
Os investimentos de Curitiba em assistência social dobraram nos últimos quatro anos, somando, hoje, quase R$ 100 milhões anuais. Os dados são da Fundação de Ação Social (FAS), que apresentou aos vereadores, nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal, as principais ações desenvolvidas no município e os projetos prioritários até 2012. Em reunião coordenada pelo líder do PSDB na Casa, vereador Serginho do Posto, o superintendente da fundação, Leandro Nunes Meller, e a diretora de planejamento, Letícia Codagnone Raymundo, expuseram a estrutura e diretrizes da FAS, informando que o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que começou a ser implantado em 2005 e tem como base a centralidade na família, no território e na intersetorialidade das ações, está consolidado na cidade. Foi reestruturada a forma de atuação, implantados equipamentos e aprimoradas as equipes técnicas. Atualmente, a fundação conta com 1,7 mil profissionais.
Referência
Curitiba ganhou 28 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que possibilitaram, segundo Letícia Codagnone, a descentralização do atendimento, facilitando o acesso da população com maior grau de vulnerabilidade social aos serviços socioassistenciais e à rede de proteção social governamental e não-governamental. Neles, é executado o Programa de Atenção Integral à Família a partir de cinco eixos: atendimento social e acompanhamento familiar, ações socioeducativas e de convivência, ações de capacitação profissional, inserção produtiva e ações intersetoriais e em parceria com a rede local.
Foram informados, ainda, sobre os serviços da rede solidária para o morador de rua e o resgate social, da rede de proteção à criança e ao adolescente, do serviço de atendimento a vítimas de violência doméstica, as políticas voltadas aos idosos, que já são mais de 150 mil no município, e projetos como o Amigo Curitibano, direcionado às pessoas com deficiência, entre outras iniciativas.
Tribuna livre
A importância do trabalho realizado foi ressaltada pelos vereadores, que sugeriram a participação dos representantes da FAS em sessão ordinária, no horário da tribuna livre da Câmara, em data a ser definida. A tribuna livre ocorre todas as quartas-feiras, no plenário, que é aberto à população.
Na reunião desta segunda, estavam presentes, além de Serginho do Posto, os vereadores Julieta Reis (DEM), Tico Kuzma (PSB), Beto Moraes (PSDB), Roberto Hinça (PDT), João do Suco (PSDB), Mara Lima (PSDB), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Frote (PSDB), Emerson Prado (PSDB) e representantes de Omar Sabbag (PSDB), Renata Bueno (PPS), Denilson Pires (DEM), Juliano Borghetti (PP), Sabino Picolo (DEM), Professora Josete (PT), Francisco Garcez (PSDB) e Roberto Aciolli (PV).