Farmacêutico recebe título de vulto emérito

por Assessoria Comunicação publicado 27/06/2007 20h20, última modificação 16/06/2021 10h22
O vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma) e do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Edenir Zandoná Júnior, recebeu o título de vulto emérito de Curitiba, em solenidade da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (26). A homenagem, proposta pelo vereador Angelo Batista (PP), também farmacêutico, foi prestigiada por diversos vereadores, entre eles o vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT),  que foi representante farmacêutico antes de ingressar na  política.
Zeglin comandou a cerimônia, com a presença dos vereadores Tico Kuzma (sem partido), Paulo Salamuni e Aladim Luciano, do PV, Serginho do Posto (PSDB) e José Roberto Sandoval (sem partido), além de autoridades. Nelson Grecov, representando o presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, Pedro Zidoi, veio especialmente a Curitiba para comparecer à entrega. Ari Faria Bittencourt, do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, representou o presidente, Darci Piana. Familiares e amigos também lotaram as dependências do Legislativo.
O homenageado nasceu em Curitiba. Farmacêutico-bioquímico, iniciou sua carreira profissional em 1971, como estagiário na farmácia Minerva. Em 1985, adquiriu sua primeira farmácia, no bairro Rebouças. Desde 1989, preside o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifarma-PR).
Foi, também, presidente do Lions Clube e do conselho local de saúde da Praça Ouvidor Pardinho. Em 2001, participou da comissão organizadora do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na criação da resolução que determina o direcionamento final dos resíduos de saúde.
Atualmente, é vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), da rede de farmácias Maxifarma e conselheiro da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar).