Famoso artista de rua, o músico Plá é cidadão honorário de Curitiba
“Violeiro que é violeiro, que carrega o violão, tem que tocar”, avisou o músico Plá, famoso artista de rua de Curitiba, ao desensacar o instrumento musical e cantar, no plenário do Palácio Rio Branco, nesta quarta-feira (14), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Minutos antes, os vereadores, por unanimidade, aprovaram a proposta de Goura (PDT) para que ele fosse reconhecido como cidadão honorário da capital do Paraná (006.00005.2018).Ademir Antunes nasceu no interior de Santa Catarina, na cidade de Campo Belo do Sul, e mudou-se para Curitiba na década de 1970. Em 1984, começou sua trajetória artística. Gravou o primeiro álbum três anos depois, registrando o show “Raio de Sol”, no Teatro Paiol. De lá para cá, em 34 anos de carreira, gravou 60 álbuns e está finalizando o 61º.“O Plá é figura muita querida”, começou Goura, acrescentando que o músico “é um dos grandes entusiastas da Bicicletada [movimento social que reivindica mais infraestrutura viária para o modal], desde o início, em 2005”. “Ele é um artista independente que vive da sua arte. Na obra dele, assim como na de outros artistas que vivem em Curitiba, nós notamos a relação da cena cultural com o uso da bicicleta para o transporte pessoal”.
Confira a canja musical do homenageado em plenário.
A homenagem ao Plá foi bem recebida pelos parlamentares, com elogios dos vereadores Mestre Pop (PSC), Julieta Reis (DEM), Bruno Pessuti (PSD), Toninho da Farmácia (PDT), Fabiane Rosa (DC), Professora Josete (PT), Jairo Marcelino (PSD) e Tito Zeglin (PDT). “O Plá é uma figura tradicional da cidade, que está na Feira de Artesanato todo domingo, com chuva ou com sol”, confirmou Julieta, que também elogiou Goura pelo vereador “se preocupar com as pessoas que fazem a tradição da cidade”.
Confira outras fotos da homenagem no Flickr da Câmara de Curitiba.
“Plá, obrigado pela sua história. Com o seu exemplo, você inspirou muitos artistas. Você foi inspirador de muitas histórias ao longo da sua vida e homenageia a nossa cidade todos os dias com o seu trabalho”, declarou Fabiane Rosa. Tito Zeglin disse que engraxa os sapatos aos sábados na Boca Maldita e “que sem o Plá na Boca não é a mesma coisa”. “Que deus lhe dê muita saúde para continuar animando as nossas manhãs”, desejou.
Segundos turnos
Foram aprovados hoje, em segundo turno, a proposta do vereador Professor Silberto (MDB), que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Professora Luiza Ross (014.00009.2018) e a indicação de Antônio Durval Malheiros para denominar logradouro público da cidade (009.00036.2018), sugerida por Mauro Ignácio (PSB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba