Família de doador pode receber auxílio-funeral

por Assessoria Comunicação publicado 21/01/2008 18h10, última modificação 18/06/2021 10h22
Projeto do vereador Jair Cézar (PSDB) prevê a criação do auxílio-funeral às pessoas que em vida tenha autorizado a doação de órgãos e tecidos para transplantes. A proposta é “incentivar o aumento do número de doadores de órgãos, com o propósito de trazer nova esperança aos que estão aguardando na fila por um transplante e que somente será possível através do consentimento da população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de, após a morte, destinar os órgãos para salvar vidas. E para as famílias dos doadores é uma perspectiva de um sepultamento digno para aquele que se desprendeu no gesto solidário ao fim da vida, num ato de amor ao próximo”, analisa.
Segundo sugestão de Jair Cézar, poderão usufruir do benefício as famílias ou responsáveis que comprovarem o desejo do doador expresso em documento de identificação. E será concedido desde que os familiares confirmem a doação em tempo hábil para sua efetivação e comprovem a retirada dos órgãos ou tecidos através de laudo médico.
Aviso
Se o projeto for aprovado na Câmara de Curitiba e sancionado pelo prefeito, os hospitais, casas de saúde, prontos-socorros e as unidades de saúde municipais ficarão obrigados a afixar, em lugar visível, aviso do auxílio-funeral para doadores de órgãos e tecidos corporais para transplantes.