Fala Curitiba, meio ambiente e mais notas do dia 9 de agosto
Fala Curitiba I*
Osias Moraes (Republicanos) usou a tribuna para elogiar os resultados “marcantes” do Fala Curitiba 2023. “Essa consulta pública evidencia a participação efetiva da nossa sociedade por melhorias em áreas essenciais da administração pública”, ressaltou o parlamentar. Conforme dados divulgados pela Prefeitura de Curitiba, houve um crescimento de 51% da participação popular em relação a 2022. “Esse processo movimentou e uniu toda a cidade, bairro a bairro, para eleger as 100 obras e serviços que serão relalizados pela prefeitura em 2024”, celebrou.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Fala Curitiba II*
“Esse processo [do Fala Curitiba] é um testemunho da democracia em ação, onde as vozes da população são ouvidas e refletidas nas políticas municipais”, destacou Osias, que parabenizou toda a equipe de administração e servidores da Prefeitura e das Regionais de Curitiba. “Essa é uma ferramenta importantíssima para a democracia. E à minha equipe, que em muitos momentos movimentou os cidadãos para participar dessa consulta, meu muito obrigado”, continuou Osias Moraes.
Fala Curitiba III*
Ainda durante o pequeno expediente, o vereador Ezequias Barros (PMB) parabenizou toda a mobilização e o trabalho das Administrações Regionais no processo da consulta pública do Fala Curitiba 2023. “Estive em muitas regionais, mas destaco o trabalho e conquista da Regional do Bairro Novo, com o Parque Linear e da Unidade de Saúde”, celebrou. Ezequias fez questão de ressaltar as conquistas obtidas pelos moradores da regional que abrange os bairros Ganchinho, Sitio Cercado, Umbará, Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.
Meio ambiente*
Nori Seto (PP) registrou a sua participação em eventos que celebram os 40 anos do Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura. “Foi realizado uma ação simbólica, com o plantio de mudas de árvores nativas em Curitiba na Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Caxinguelê, no bairro Santa Felicidade”, disse. O Mater Natura foi criado em 1983 por um grupo de estudantes de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que denunciava a utilização indiscriminada de agrotóxicos na agricultura paranaense. “Todo o trabalho realizado por essa instituição mereceu o reconhecimento desta casa. Celebramos e reverenciamos o meio ambiente", concluiu.
Reformas e projeto*
Três requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre o plano de reforma da Unidade de Saúde Augusta, no bairro Cidade Industrial (062.00605.2023); o segundo pede o detalhamento as obras de reforma e revitalização do Terminal Hauer (062.00606.2023); e, por fim, o terceiro questiona o numero de pessoas atendidas entre os meses de janeiro à julho de 2023 pelos ônibus do projeto Intervidas (062.00607.2023).
Registro da sessão*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), do ex-jogador de futebol Ricardo Luiz Pozzi Rodrigues, o Ricardinho, acompanhado de sua irmã Renata Pozzi. A vereadora Indiara Barbosa (Novo) registrou a presença de Elis Domingues, Gabriel Baranski e Wellington Ferreira. Já o vereador Hernani (PSB) parabenizou Maria da Silva pelo seu aniversário, comemorado nesta quarta-feira (9).
Nota de pesar*
Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento de Joel Aparecido Barbosa Junior, aos 32 anos, ocorrido no último sábado (5) (078.00036.2023); e de Pedro da Costa, aos 89 anos, ocorrido no dia 4 de agosto (078.00039.2023). Já a vereadora Noemia Rocha (MDB) manifestou pesar pelo falecimento de Jucélia de Oliveira, ocorrido na ultima segunda-feira (7) (078.00041.2023).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba