Faep ganha apoio na luta contra crise agropecuária

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2006 16h45, última modificação 08/06/2021 08h15
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) recebeu moção de apoio às propostas encaminhadas ao governo federal para solucionar o crise no setor agropecuário do Paraná. A iniciativa de solidariedade às medidas é do vereador Ney Leprevost (PP), que apresentou o documento na Câmara de Curitiba, e leva a assinatura de diversos parlamentares.
Segundo o vereador, "a agropecuária do Paraná atravessa sua maior crise dos últimos anos. Desde o segundo semestre de 2004, os preços despencaram por conta da valorização  do real, mesmo para os produtos do mercado interno. Pelo terceiro ano consecutivo, o Sul do País sofre com a seca que neste ano já conta prejuízo superior a R$ 1,8 bilhão em nosso Estado. O quadro piora com a questão da febre aftosa".
Solução
Tudo isso, na opinião de Leprevost, "inviabiliza o trabalho do produtor rural, afogado em dívidas acumuladas por conta dos alongamentos indispensáveis desde 2004. Como não há solução no preço, porque a política cambial será mantida e, segundo economistas o real se valorizará ainda mais, a solução factível é securitar as dívidas dos produtores através de lei ou medida provisória para dar fôlego ao agricultor e cumprir o que foi acertado com o governo federal no ano passado, durante manifestação da categoria em Brasília".
No documento apresentado na Câmara, Leprevost aponta "o tamanho da crise e as soluções necessárias para que os agricultores possam continuar produzindo e permitindo ao Pais gerar saldos positivos na balança comercial".