Facebook da CMC fecha 2014 com mais de mil curtidas
O Facebook da Câmara de Vereadores de Curitiba ultrapassou as mil curtidas em dezembro de 2014. Lançada em março deste ano – em comemoração aos 321 anos da capital paranaense – a página é uma ferramenta de controle social, que possibilita uma interação e proximidade da população com o Legislativo.
Na fanpage, a Assessoria de Comunicação da CMC publica diariamente – de segunda a sexta-feira, exceto feriados, e no horário do expediente – informações sobre as ações legislativas, como projetos aprovados em plenário, leis sancionadas, proposições que deram início ao trâmite, requerimentos à prefeitura; além de reportagens de conteúdo histórico.
Em 8 meses de atividade, a página alcançou 1.024 curtidas (levantamento feito no dia 18 de dezembro), média de 130 por mês. No período, mais de 5 mil pessoas visualizaram alguma publicação da Câmara de Curitiba no Facebook. Do total de fãs, 49% são mulheres e 50% homens. O público é formado por 29% de jovens, com idade entre 13 e 35 anos.
A CMC é seguida por usuários de Portugal, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Suíça e Paraguai. No Brasil, as curtidas não são somente de Curitiba e cidades do interior do Paraná, mas de outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Florianópolis. A página também tem fãs do interior de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
Quanto ao engajamento dos seguidores, de março a dezembro de 2014, mais de 600 pessoas curtiram, comentaram ou compartilharam o conteúdo do Legislativo. Uma das publicações mais visualizadas foi a de 17 de dezembro, sobre a marca das mil curtidas da fanpage. O post teve 81 curtidas, sendo 21 na publicação original, e 12 compartilhamentos. O alcance total foi de 1.239 pessoas (dados levantados até o fechamento desta matéria).
A divulgação do texto histórico sobre as injustiças e crueldades cometidas contra os negros em Curitiba – que marcou o Dia da Consciência Negra – também foi um dos conteúdos mais visualizados no Facebook da CMC até o momento. O post, de 19 de novembro, foi curtido por 89 pessoas (15 na página) e compartilhado por 16. Mais de 1.060 pessoas foram alcançadas pela publicação.
“A presença do Legislativo no Facebook tem o objetivo de fomentar a participação popular nos debates, permitindo com que as informações alcancem o maior número possível de cidadãos, aumentado a cobrança por melhores resultados no desenvolvimento de Curitiba”, destacou Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa no biênio 2013/2014.
Campanhas institucionais
A fanpage ainda é o espaço das campanhas institucionais da Câmara. A primeira, lançada em agosto, foi focada na revisão do Plano Diretor de Curitiba: com a divulgação dos temas e horários das audiências públicas promovidas pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI. Um dos banners de maior alcance foi o do debate sobre a mobilidade urbana, publicado em 1º de agosto, compartilhado por 22 usuários e curtido por 62.
Outra campanha que rendeu muitas visualizações ao Facebook foi a do lançamento do “Nossa Memória” – a seção especial do site institucional, que traz reportagens e outras informações sobre a história da capital paranaense. O primeiro post, de 5 de novembro, foi compartilhado 23 vezes e recebeu 116 curtidas (sendo 15 na página).
Twitter
Este ano, o Twitter da Câmara Municipal conquistou cerca de 2 mil novos seguidores, atingindo a marca de 4.894 (levantamento feito no dia 18 de dezembro). Somente de agosto a dezembro foram quase 800. A conta foi lançada em 2010, com o objetivo de divulgar as notícias institucionais. De lá para cá, deixou de ser ferramenta complementar de comunicação para se transformar em um dos principais meios de prestação de contas e transparência da Casa.
Hoje, um jornalista da instituição “tuíta” ao vivo as sessões plenárias (de segunda a quarta-feira), publicando fotos, debates e resultados das votações em tempo real; além de outras atividades legislativas. Um bom exemplo foi a cobertura das reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo – entre 28 de junho e 28 de novembro de 2013. Trabalho que conquistou um dos três prêmios vencidos pelo setor no 9º Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense.
No @CamaraCuritiba, a Assessoria de Comunicação também divulgou, em tempo real, a oitiva com os 33 concorrentes à lista tríplice para a eleição do ouvidor de Curitiba. A primeira eleição da Mesa Diretora, após o fim da reeleição, foi outra atividade importante que põde ser acompanhada pelos cidadãos via Twitter. Em quatro anos, mais de 21 mil “tweets” já foram publicados.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba