Exposição "Curitiba Ontem e Hoje" será inaugurada nesta quarta
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), será inaugurada a exposição “Curitiba Ontem e Hoje - 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade”. A mostra, que apresentará à cidade 50 fotos antigas e 50 atuais, é uma homenagem aos 323 anos da cidade e da Câmara Municipal de Curitiba. O evento inicia às 10 horas.
Das 100 imagens, 50 são antigas e fazem parte do acervo do jornalista e pesquisador Cid Destefani, falecido em setembro de 2015. As outras 50 foram tiradas dos mesmos ângulos, entre 2015 e 2016, pelos fotógrafos da Câmara – Andressa Katriny e Chico Camargo. Desta forma, o Legislativo, corresponsável pela maioria das mudanças ocorridas na cidade desde sua fundação, traça um comparativo do que foi e no que se transformou o espaço urbano. “Os visitantes poderão perceber mudanças na arquitetura, transporte, vestuário e comportamento das pessoas que por aqui passaram ou aqui vivem”, destaca o diretor de Comunicação, Filipi Oliveira.
É um universo que fascina tanto por algumas semelhanças ainda mantidas quanto pelas infinitas diferenças entre as décadas: ônibus em vez de carroças e bondes; calçadões no lugar de pistas; cinemas de rua, populares até a década de 1980 e que, tragados pela atrativa segurança dos shoppings, não existem mais; ruas alagadas e alargadas; poluição visual num momento, valorização de prédios históricos em outro.
Um vídeo, com imagens da cidade na primeira metade do século 20, auxilia na compreensão do que já foi Curitiba. Aliado a isso, atas do século 17 mostram as primeiras providências para que a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais se tornasse cada vez mais urbana e menos rural.
Mudanças que também passaram por discussões na Câmara de Curitiba; portanto, mais do que fotos, a Diretoria de Comunicação pretende aproximar a população do Legislativo e mostrar que a política está diretamente ligada às transformações da cidade.
Sobre Cid Destefani
Em 1957, Cid Destefani iniciou sua caminhada como repórter fotográfico da Gazeta do Povo e Paraná Esportivo. Logo em seguida, em um trabalho fotográfico feito em uma campanha política encontrou em um sótão os primeiros negativos de Curitiba, datados de 1915, 1920 e 1930.
De lá para cá, cresceu o interesse a tudo que dizia respeito à nossa cidade. “Hoje, o legado que deixou para seus filhos é de um valor inestimável, tanto para a família, quanto para a memória paranaense. Cada negativo tem uma história e embasa o registro do crescimento de uma cidade que prospera”, disse Andrea Destefani, filha e curadora do acervo do jornalista.
Esta é a primeira exposição homenageando o trabalho de Cid Destefani após seu falecimento, em 12 de setembro de 2015. “Como tudo o que envolvia a divulgação do trabalho do meu pai, esta é uma indicação que estamos no caminho certo, da preservação de toda esta história e de um início de uma nova era deste acervo. Nada mais apropriado que fazê-lo no local que orienta todo nosso desenvolvimento cidadão: a Câmara Municipal de Curitiba”, afirma.
A exposição “Curitiba Ontem e Hoje - 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade” foi realizada pela Diretoria de Comunicação do Legislativo, em parceria com a Seção de Arquivo e Documentação Histórica e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
A mostra espera agradar e informar curitibanos, turistas e grupos de estudantes (escolas interessadas podem agendar a visita pelo telefone 3350-4806). As visitações são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 18h, com entrada pelas escadarias do Palácio Rio Branco, na rua Barão do Rio Branco, nº 720.
Boa viagem ao passado!
SERVIÇO
O quê?: Exposição Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade.
Por quê?: Comemoração dos aniversários de 323 anos de Curitiba e da Câmara Municipal.
Quando: De 23 de março a 23 de julho; sempre de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Onde: Câmara Municipal de Curitiba - Galerias do Palácio Rio Branco.
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 720, Centro, Curitiba (PR).
Preço: Entrada franca.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba