Exposição Curitiba Ontem e Hoje recebe 360 alunos

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2016 18h00, última modificação 07/10/2021 07h15

Aproximadamente 360 estudantes, de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola Santo Anjo visitaram a Câmara de Curitiba esta semana para conhecer a exposição Curitiba Ontem e Hoje, onde também participaram da simulação de uma sessão plenária para saber sobre o trabalho dos vereadores. Nas galerias do Palácio Rio Branco, as crianças puderam observar 50 fotografias antigas do acervo do jornalista Cid Destefani, comparadas às fotografias atuais tiradas dos mesmos ângulos. Elas tiveram a oportunidade de saber como era a cidade desde 1855 – data da imagem mais antiga da exposição – e como ela foi se modificando ao longo das décadas.

As primeiras turmas vieram na tarde de quinta-feira (19). Foram recebidos pelas equipes da Comunicação e do Cerimonial da Casa e também pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). Nesta sexta-feira (20), outros 180 alunos conheceram o espaço. “Gostei de conhecer a história das fotos, como era antigamente. A enchente [Dr. Muricy, na altura da Praça Zacarias], a do dinossauro [ponto de bonde em frente à praça Tiradentes que tem uma propaganda com dinossauro], a Universidade Federal, a Igreja [catedral]”, recordou o estudante Bernardo Chiste, 9, do 4º ano.

As impressões vão se diversificando entre as crianças, que percebem as imagens cada uma ao seu modo. “Deu para ver o passado em relação ao presente. Até apareceu o trabalho do meu pai”, observou Geovana Sopreira, 9. “Você olha a antiga embaixo e em seguida olha a de cima e vê tudo novo. Gostei muito de ver as mudanças da Rua XV, dos meios de transporte e das roupas”, disse  Nauana Sacheto, 8.

Braga Côrtes falou sobre as atribuições dos vereadores e a importância deles para a cidade, além de como são feitas as leis e quais reuniões ocorrem na Câmara - como sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas. Durante os dois dias de visita, os alunos puderam sentar nas bancadas dos vereadores e fazer perguntas, além simularem a votação de projetos propostos por eles mesmos. “Foi muito legal, fizemos o papel das pessoas que votam”, falou o estudante Henrique Gutierrez Fernandes, 9, do 4º ano.

“Achei legal porque as ideias que eu guardava só para mim e para meus pais eu pude falar para os outros e isso me aliviou muito. Dei a ideia para que tivesse mais faixas vermelhas para as bicicletas andarem nas ruas”, opinou Luana Knapik, 8. “Queria que os moradores de rua, quando saíssem dos hospitais, fossem para uma casa enorme que os abrigasse, com médicos voluntários e tudo mais”, sugeriu Manuela Oliveira Coelho, 8.

A Exposição Curitiba Ontem e Hoje está aberta para visitas de segunda a sábado, das 9h às 18 horas. As turmas de estudantes precisam ser agendadas previamente para que sejam feitos passeios guiados. O agendamento pode ser feito pelo site, na seção “Visite a Câmara”.

 

Leia também:

Exposição Curitiba Ontem e Hoje recebe grupo de idosas
“Curitiba Ontem e Hoje”: as histórias e as memórias por trás das fotos