Exposição "Curitiba Ontem e Hoje" mostra como a cidade evoluiu

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2016 10h20, última modificação 06/10/2021 08h05

Em comemoração aos aniversários de 323 anos de Curitiba e da Câmara Municipal, começa na próxima semana a exposição “Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade”. Cem fotografias, dispostas nas galerias do Palácio Rio Branco, contarão parte da história da capital paranaense. A inauguração ocorrerá na próxima quarta-feira (23), às 10 horas, durante a sessão plenária, com a presença de vereadores, secretários e do prefeito Gustavo Fruet.

Das cem imagens, cinquenta são antigas e fazem parte do acervo do jornalista e pesquisador Cid Destefani, falecido em setembro de 2015. As outras 50 foram tiradas dos mesmos ângulos, entre 2015 e 2016, pelos fotógrafos da Câmara Municipal – Andressa Katriny e Chico Camargo. Desta forma, o Legislativo, corresponsável pela maioria das mudanças ocorridas na cidade desde sua fundação, traça um comparativo do que foi e no que se transformou o espaço urbano. “Os visitantes poderão perceber mudanças na arquitetura, transporte, vestuário e comportamento das pessoas que por aqui passaram ou aqui vivem”, destaca o diretor de Comunicação da Câmara Municipal, Filipi Oliveira.

É um universo que fascina tanto por algumas semelhanças ainda mantidas quanto pelas infinitas diferenças entre as décadas: ônibus em vez de carroças e bondes; calçadões no lugar de pistas; cinemas de rua, populares até a década de 1980 e que, tragados pela atrativa segurança dos shoppings, não existem mais; ruas alagadas e alargadas; poluição visual num momento, valorização de prédios históricos em outro.

É o caso da rua XV de Novembro, que numa foto de 1860 aparece ainda de chão batido, com alguns casarões coloniais e carroças. Em 1902, em pleno Carnaval, exibe prédios conservados até hoje, mulheres desfilando de vestidos longos e homens de cartola. Depois de 70 anos, já com o calçadão, mas com letreiros que encobriam fachadas centenárias. O passeio continua por outras vias do Centro, como a avenida Marechal Floriano Peixoto, a rua Emiliano Perneta e também praças como a Carlos Gomes, a Osório e a Eufrásio Correia.

“Queremos que o visitante relembre, no caso dos idosos, ou imagine, no caso dos jovens, como era a Curitiba no passado e compare como ela ficou. As fotos antigas retratam a cidade da época e as fotos de hoje permitem a comparação da evolução da sociedade curitibana”, diz Oliveira.

Um vídeo, com imagens da cidade na primeira metade do século 20, auxilia na compreensão do que já foi Curitiba. Aliado a isso, atas do século 17 mostram as primeiras providências para que a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais se tornasse cada vez mais urbana e menos rural.

Mudanças que também passaram por discussões na Câmara; portanto, mais do que fotos, a Diretoria de Comunicação pretende aproximar a população do Legislativo e mostrar que a política está diretamente ligada às transformações da cidade.  

Sobre Cid Destefani
Em 1957, Cid Destefani iniciou sua caminhada como repórter fotográfico da Gazeta do Povo e Paraná Esportivo. Logo em seguida, em um trabalho fotográfico feito em uma campanha política encontrou em um sótão os primeiros negativos de Curitiba datados de 1915, 1920 e 1930.

De lá para cá, cresceu o interesse a tudo que dizia respeito à nossa cidade. “Hoje, o legado que deixou para seus filhos é de um valor inestimável, tanto para a família, quanto para a memória paranaense. Cada negativo tem uma história e embasa o registro do crescimento de uma cidade que prospera”, disse Andrea Destefani, filha e curadora do acervo de Cid.

Esta é a primeira exposição homenageando o trabalho de Cid Destefani após seu falecimento, em 12 de setembro do ano passado. “Como tudo o que envolvia a divulgação do trabalho do meu pai, esta é uma indicação que estamos no caminho certo, da preservação de toda esta história e de um início de uma nova era deste acervo. Nada mais apropriado que fazê-lo no local que orienta todo nosso desenvolvimento cidadão: a Câmara Municipal de Curitiba”, afirma.

A mostra espera agradar e informar curitibanos, turistas e grupos de estudantes (escolas interessadas podem agendar a visita pelo telefone 3350-4806). As visitações são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 18h, com entrada pelas escadarias do Palácio Rio Branco, na rua Barão do Rio Branco, nº 720.

Boa viagem ao passado!


SERVIÇO
O quê?: Exposição Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade.
Por quê?: Comemoração dos aniversários de 323 anos de Curitiba e da Câmara Municipal.
Quando: De 23 de março a 23 de julho; sempre de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Onde: Câmara Municipal de Curitiba - Galerias do Palácio Rio Branco.
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 720, Centro, Curitiba (PR).
Preço: Entrada franca.