Experiência da Alep com tradução em Libras será compartilhada com a CMC
Direções da Alep e da CMC se reúnem para estreitar relação entre os Legislativos. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Dando continuidade às visitas da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aos órgãos públicos e entidades civis da capital, o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), esteve nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele foi acompanhado dos vereadores Alexandre Leprevost (SD), vice-presidente, Flávia Francischini (PSL) e Mauro Ignácio (DEM), primeira e quarto secretários, respectivamente. A comitiva foi recebida pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo Delegado Francischini (PSL).
"Estamos buscando aprimorar o relacionamento entre os Legislativos", resumiu Kuzma, "trocando experiências nos temas que são debatidos com a sociedade e interessam tanto a capital como ao Estado e, também, aproximar questões administrativas, buscando aproximar ainda mais a população dos trabalhos parlamentares". Uma das medidas já adotadas na Alep, que podem ser aproveitadas na CMC, é a tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) dos eventos realizados no Legislativo. A Assembleia Legislativa estreou o sistema em agosto de 2019.
"Queremos conhecer como foi o processo para implantação desse serviço aqui na Assembleia. Nosso processo para implantação já está em andamento, mas a experiência da Assembleia vai contribuir para que possamos aperfeiçoar nosso serviço”, comentou o presidente da CMC na reunião. Depois da conversa com a Mesa Diretora da Alep, os vereadores foram recebidos pelo diretor-geral da Assembleia, Roberto Costacurta, que reforçou o interesse da instituição em ampliar a troca de experiências entre os Legislativos da capital e do estado do Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba