Exercício da podologia pode ser assegurado em Curitiba
A podologia, atividade que trata da saúde dos pés, pode ser mais uma das profissões asseguradas em Curitiba. A proposição é do vereador Serginho do Posto (PSDB) e aguarda análise pelas comissões da Câmara Municipal. A atividade está inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego.
A iniciativa visa atender uma categoria que presta serviços à população e teve seu primeiro registro legal na década de 1930. O parlamentar dá informações complementares sobre a podologia. "Os profissionais atuam de forma a melhorar os pés de pessoas que necessitam tratamentos, principalmente diabéticos e portadores de podopatias. Também é responsável técnico por consultórios podológicos, estabelecimentos comerciais de podologia, laboratórios de órtese podológica, distribuidora de insumos e afins."
Profissional
Para o exercício da profissão de podólogo são condições ser portador de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e diploma de habilitação profissional expedido por escolas que ministram cursos de graduação em podologia conforme orientação da lei de diretrizes e bases vigente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba