Executivo italiano será cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 11/02/2008 18h00, última modificação 18/06/2021 11h02

O piloto italiano e coordenador de equipes automobilísticas Marcello Lotti vai receber a mais alta honraria que Curitiba pode oferecer a um cidadão nascido fora da cidade. Por iniciativa do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), será entregue no dia 28, às 20h, o título de cidadão honorário de Curitiba, no plenário do Palácio Rio Branco.

Lotti foi o grande incentivador para a escolha de Curitiba como sede do World Touring Car Championship (WTCC), campeonato automobilístico mais importante na esfera mundial depois da Fórmula 1, que será realizado no mês que vem. A capital paranaense faz parte do calendário oficial da prova, sendo uma das principais cidades do País na promoção de eventos automobilísticos, movimentando a economia local. Curitiba foi escolhida por ter boa qualidade de vida e, principalmente, sediar indústrias ligadas ao setor. “Curitiba será, por muito tempo, palco de grandes eventos internacionais, pois é uma cidade muito organizada e que preserva o meio ambiente”, explica.
A Prefeitura de Curitiba incentiva os investimentos por entender que o turismo é um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico de toda a região e um dos principais setores para a geração de novos empregos. Para Derosso, “a contribuição do executivo Marcello Lotti foi fundamental para a seleção de nossa cidade entre outras mundialmente conhecidas”.
Profissional
Lotti iniciou sua carreira em 1977 como navegador de rally. Participou de corridas de San Marino, além de copas e campeonatos italianos de rally. Foi coordenador de equipes em diversos certames europeus e atua como promotor e organizador de várias categorias. Atualmente, é diretor-geral do Campeonato Mundial de Automobilismo, WTCC, na categoria Turismo.