Executivo gastou R$ 1,2 mi com anúncios em jornais em 2014
A Prefeitura de Curitiba gastou cerca de R$ 1,27 milhão com publicidade institucional em jornais impressos, folhas e informativos de bairros da capital e região metropolitana em 2014. A informação foi enviada à Câmara Municipal no mês passado, em resposta ao requerimento de Chicarelli (PSDC) que pediu o detalhamento da despesa (062.00154.2015).
O valor corresponde a anúncios pagos em 31 publicações. A prefeitura gastou mais com publicidade no jornal Gazeta do Povo, R$ 381,2 mil; seguido do Metro, R$ 240,2 mil; e do Eco Curitiba, R$ 103,4 mil. O investimento foi menor em impressos de pequena circulação, como O Repórter, R$ 1,9 mil; Jornal Rádio Gospel, R$ 1,8 mil; e Folha do Batel, que recebeu R$ 1,5 mil.
Chicarelli também perguntou à administração municipal quanto foi investido em anúncios sobre o aniversário de 322 anos de Curitiba. Na resposta (ofício 280/2015-EM/GTL), a prefeitura disse ter gasto R$ 186,4 mil com a publicidade em 26 jornais e informativos de bairros, entre eles, a Tribuna do Paraná (R$ 28 mil), O Morador (R$ 1,9 mil) e Uberaba News (R$ 2,3 mil).
Sobre os critérios adotados para anúncios em publicações com tiragem abaixo de 20 mil exemplares, o Executivo explicou que a escolha é feita mediante análise de tiragem, circulação constante e melhor relação custo/benefício. “Estes jornais são ferramentas de comunicação essenciais para a estratégia que visa aproximar a administração municipal da população, pois veiculam conteúdos de interesse direto do morador de cada bairro”.
Com relação aos anúncios em veículos da região metropolitana, a justificativa é a importância da divulgação de ações públicas relacionadas ao transporte coletivo, Armazéns da Família, SUS (Sistema Único de Saúde) e programas culturais e esportivos. Apesar de solicitada no requerimento, o Executivo, não detalhou a quantidade de anúncios pagos em cada um dos jornais contratados em 2014.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba