Exames de saúde poderão ser disponibilizados pela internet
Exames médicos produzidos em laboratórios municipais poderão ser disponibilizados na internet aos usuários. A iniciativa é do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e visa facilitar o acesso a tais resultados e diminuir, consequentemente, o fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde para fins de impressão destes documentos.
O projeto de lei prevê que o usuário receberá, no agendamento do exame, uma senha individual para acesso online aos laudos. A medida foi solicitada pelos próprios profissionais da saúde do município de Curitiba. Lembrou o vereador Braga Côrtes que “alguns hospitais não têm acesso aos laudos laboratoriais, como por exemplo, o Hospital Evangélico e o Hospital Cajuru. O projeto possibilitará que o usuário imprima o exame disponibilizado pela Unidade de Saúde, evitando a eventual necessidade de realização de novos exames”.
Ainda no entendimento do parlamentar, faz-se necessário levar em consideração a evolução tecnológica. “Grande parte da população possui acesso a rede mundial de computadores, portanto, natural que os usuários do Sistema de Saúde possam desfrutar desta vantagem. A proposição não só facilita a vida desses usuários, como está em consonância com princípios que regem a administração pública, como a economia e a celeridade dos atos”, esclareceu o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba