Ex-vereador de Curitiba, Rui Hara será homenageado com o Vulto Emérito
Na vida política, Hara foi eleito vereador de Curitiba por três legislaturas consecutivas: 12ª, de 1997 a 2000; 13º, de 2001 a 2004; e 14º, de 2005 a 2008. (Foto: Arquivo/CMC)
Na próxima quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai conceder ao ex-vereador da capital e médico Rui Kiyoshi Hara o título de Vulto Emérito. A homenagem será feita em uma sessão solene, marcada para as 19h30, no Palácio Rio Branco. A iniciativa é de Nori Seto (PP). O Vulto emérito é a maior homenagem que uma pessoa natural da capital do Paraná pode receber do Legislativo.
A honraria será concedida ao ex-parlamentar em reconhecimento à sua liderança na comunidade nipônica, à história na política da cidade e ao exercício profissional. O decreto legislativo 09/2023, que confirma a homenagem a Rui Hara, foi promulgado pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode) em 2023. A homenagem (116.00001.2023) foi aprovada pelo plenário no dia 18 de setembro, em primeiro turno.
Para o autor da homenagem, Nori Seto, o título “é uma justa e merecida homenagem a esse médico, que é uma grande liderança e ser humano”. “[Rui Hara] É um idealista que acredita que a comunidade nikkei deve preservar sua cultura e ao mesmo tempo repassá-la para a sociedade para dar sua contribuição na formação da cultura brasileira”, disse o vereador, no dia da aprovação do projeto de decreto legislativo. Ele ainda destacou o trabalho de Hara com os dekasseguis, mobilizando uma rede de voluntários para facilitar o trabalho de brasileiros no Japão.
Nascido em Curitiba em 1952, Rui Hara sempre estudou em escolas públicas. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976, especializando em Cirurgia Geral em 1978. O homenageado iniciou a vida pública na diretoria da União dos Gakusseis de Curitiba (UGC). Foi diretor e presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) por várias gestões; e fundador da Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD), em 1997, entidade que se tornou referência nacional e internacional para os nipo-brasileiros que foram trabalhar no Japão.
Na vida política, Hara foi eleito vereador de Curitiba por três legislaturas consecutivas: 12ª, de 1997 a 2000; 13º, de 2001 a 2004; e 14º, de 2005 a 2008. Foi deputado estadual entre fevereiro a junho de 2007; e logo depois, em julho de 2007, assumiu o cargo de secretário municipal de Governo em Curitiba. Entre 2011 e 2014, foi o coordenador da antiga Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), hoje Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná).
A sessão solene que marcará a entrega do título a Rui Kiyoshi Hara será na quinta-feira, 14 de março, às 19h30, no Palácio Rio Branco.
O que é o título de Vulto Emérito de Curitiba?
O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018.
Quando são realizadas as sessões solenes da Câmara de Curitiba?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
Todas as sessões solenes da Câmara Municipal de Curitiba serão transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebooke no Twitter. Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba