Ex-vereador da década de 1950 denominará rua em Curitiba
Com 26 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba decidiu homenagear, nesta terça-feira (6), o ex-vereador Arlindo Ribas de Oliveira. “Foi um pioneiro, um dos primeiros moradores da região do Uberaba e Guabirotuba. Eleito vereador, teve sete mandatos e mais de 30 projetos aprovados”, justificou Helio Wirbiski (PPS), autor da iniciativa. A indicação é para que Arlindo Ribas denomine um logradouro público da cidade (009.00040.2017). A votação foi acompanhada pela sobrinha dele, Maria Aparecida Ribas.
Natural de Curitiba, o ex-parlamentar faleceu em 2001, aos 86 anos de idade. Ele ingressou na Câmara Municipal em 1951, na segunda legislatura, e permaneceu vereador até 1976. “O [ex-presidente da Câmara] Paulo Salamuni falava muito dele [Arlindo Ribas], da perspicácia, da forma como ele conduzia o mandato”, destacou Wirbiski. A atuação do homenageado também foi comentada por Tito Zeglin (PDT), que elogiou a seriedade que via Ribas dar ao seu trabalho no Legislativo.
“Ele se preparava para o debate, não falava besteira. Era um "vereador do picadinho", igual a mim, igual ao Colpani (PSB), que estava presente nas festas de igreja, na rua, gastando sola de sapato. Ia ver, acompanhar, conversar com as pessoas, sentir a necessidade do povo”, disse Zeglin, lamentando a demora da Câmara em homenagear o ex-parlamentar. Ele e Wirbiski destacaram o fato de Arlindo Ribas ter denominado o púlpito hoje usado em plenário de tribuna Bento Munhoz da Rocha.
Helio Wirbiski lembrou da liderança do ex-parlamentar no bairro Uberaba e o fato de seus familiares ainda serem moradores da região. “A família continua lá, trabalhando dignamente”, comentou, lembrando que o homenageado foi técnico de contabilidade. “Vamos levar a homenagem ao conselho regional e ao sindicato dos contabilistas”, concluiu. A proposta volta à pauta do plenário na quarta-feira (7), para votação em segundo turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba