Ex-vereador Algaci Tulio recebe homenagem póstuma da CMC

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 01/02/2021 12h40, última modificação 05/03/2021 17h41
Algaci Tulio faleceu no último dia 13, aos 80 anos, vítima de complicações da covid-19.
Ex-vereador Algaci Tulio recebe homenagem póstuma da CMC

Um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação em homenagem ao ex-vereador foi exibido em plenário. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba prestou uma homenagem póstuma ao ex-vereador, ex-vice-prefeito de Curitiba e ex-deputado estadual Algaci Tulio, falecido em janeiro vítima da covid-19. A trajetória do paranaense foi lembrada em vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação da Casa, exibido em plenário durante a sessão de abertura dos trabalhos da 18ª Legislatura, realizada nesta segunda-feira (1º).

“Esta breve homenagem deixa registrado este nosso sentimento pelo passamento do Algaci Tulio. Ele era um amigo. Era voluntário do Pequeno Cotolengo, voluntário da Festa do Divino [Espírito Santo] de Guaratuba, cantava o bingo da Igreja da Ordem. Sempre assistia aos jogos do Paraná Clube, era um torcedor assim como eu”, disse o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), que foi colega do ex-vereador na 15ª Legislatura (2009/2012).

Presente no Palácio Rio Branco para apresentar um balanço da gestão anterior, o prefeito Rafael Greca também destacou a história do amigo e companheiro de Parlamento na CMC e na Assembleia Legislativa do Paraná. “Foi meu companheiro nesta Câmara de Vereadores na primeira legislatura da redemocratização do Brasil. Tínhamos um grupo chamado ‘Bancada Pró-Cidade’, onde procurávamos desenvolver uma política acima do maniqueísmo partidário da época. Algaci foi voz poderosa neste momento e muito me auxiliou. Juntos, na famosa eleição dos 12 dias, elegemos o prefeito Jaime Lerner, reconduzindo-o ao Palácio 29 de Março”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o ex-vereador foi um entusiasta da causa da cidade e tinha alegria em servir. “Isso se materializava até a idade avançada, na condição dos almoços da obra do Pequeno Cotolengo, na participação de festas religiosas e também na nossa festa de caridade de São Francisco da Igreja da Ordem (…). Para que seja eterna sua memória e para que permaneça entre nós, fique gravado nos anais desta Câmara, que Algaci Tulio foi grande e foi nosso. Seja bendita a sua memória”, completou Greca.

“Quero, em nome do Legislativo, externar os nossos sentimentos a todas as pessoas que, infelizmente, perderam familiares e amigos vítimas desta terrível doença, que é a covid-19. Queremos lembrar também Jairo Marcelino, externando nossos sentimentos novamente à família”, complementou Tico Kuzma, ao relembrar o falecimento do vereador, ocorrido em 20 de outubro de 2020, também em decorrência de complicações do novo coronavírus.

Algaci Tulio

Natural de Rio Branco do Sul (PR), Algaci Osmário Tulio faleceu no dia 13 de janeiro, aos 80 anos de idade, por complicações decorrentes da covid-19. Jornalista e radialista, iniciou sua carreira em 1954 como repórter e narrador esportivo. Passou por diversos veículos de comunicação, como Rádio Marumby, TV Iguaçu, Diário do Paraná, Rádio Colombo e Tribuna do Paraná. Em 1974 fez a primeira transmissão ao vivo na história do país de um julgamento no Tribunal do Júri do Paraná.

Começou a vida pública na CMC, em 1983, eleito para seu primeiro mandato como vereador de Curitiba (9ª Legislatura – 1983/1988) – naquela eleição, de 1982, ele foi o candidato mais votado. Décadas depois, em 2008, foi eleito para seu segundo mandato na Casa (15ª Legislatura – 2009/2012). Na CMC, foi autor de 23 leis municipais, tendo apoiado a criação do capítulo sobre a Defesa dos Direitos Humanos na Lei Orgânica de Curitiba.

Além de vereador, ele foi vice-prefeito de Curitiba duas vezes, na gestão de Jaime Lerner (1988/1992) e na gestão de Cássio Taniguchi (1997/2000) – chegando a assumir a Prefeitura de Curitiba interinamente por 29 vezes. Algaci Tulio também foi eleito deputado estadual em 1986, 1990, 1994 e 1998. Foi deputado constituinte, tendo a maioria das emendas aprovadas para a elaboração da nova Constituição do Paraná, em 1989.

Em âmbito estadual coordenou o Procon-PR e foi secretário estadual da Copa, nos governos Requião e Orlando Pessuti. Durante esse tempo, ele conciliou uma trajetória profissional de radialista e repórter, policial e esportivo, com a atuação política. Ele atuou contra a privatização da Copel, a favor do Porto de Paranaguá, criou a lei da Central de Transplantes do Paraná e trabalhou pela desativação da Penitenciária do Ahú.

Em 2012, Algaci Tulio após seu último mandato como vereador, decidiu se aposentar, deixando a vida pública. Ele deixou esposa, Raquel Tulio, funcionária aposentada da CMC, 7 filhos e 9 netos.