Ex-técnico de futebol terá nome imortalizado

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2007 16h55, última modificação 16/06/2021 08h27
O nome do ex-técnico do Clube Atlético Paranaense na década de 40, Isaac Nahon, será imortalizado com a nominação de jardinete na esquina da Avenida Brasília com as ruas João Cubas e Eduardo Carlos Pereira, no Novo Mundo. Atendendo proposta da vereadora Nely Almeida (PSDB), o espaço será inaugurado no próximo dia 8 (terça-feira), às 10h30, na data de nascimento do general.
Carioca, Nahon ingressou na Escola Militar do Realengo em 1923. Três anos depois, assumiu uma seção do 9º Regimento de Artilharia Montada. Participou da revolução de 30 e recebeu do comando referência especial por ter contribuído para a vitória da causa revolucionária.
Esportes
No campo esportivo, teve forte ligação com o Rubro-Negro, onde foi campeão paranaense como treinador em mais de uma temporada. “O general Nahon foi responsável pela descoberta de um dos maiores goleiros paranaenses, o Caju. O atleta participava de pelada no quartel e foi contratado pelo Atlético”, lembra a parlamentar.
Durante o governo militar, Nahon trabalhou para a implantação da Refinaria de Petróleo de Araucária, tendo habilmente influenciado na indicação do município da Região Metropolitana de Curitiba, vencendo disputa político-econômica com Santa Catarina.