Ex-senador Enéas Faria é velado na Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 01/09/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 09h14

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (1º), familiares e inúmeros amigos que acompanharam o velório do ex-senador Enéas Faria, que faleceu às 3h50, vítima de enfisema pulmonar, depois de estar internado no Hospital Nossa Senhora das Graças há dez dias. Faria foi sepultado no Cemitério Água Verde, às 17h.
Dono de uma carreira política completa e bem sucedida, foi vereador por Curitiba, deputado estadual e federal e senador, sendo considerado “um símbolo da política paranaense”, como definiram, recentemente, os vereadores Jônatas Pirkiel e Luis Ernesto, autores da homenagem de Vulto Emérito concedida em junho pelo Poder Legislativo, em reconhecimento ao seu trabalho pela cidade.
O presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso, lamentou o falecimento do “ex-vereador, ex-deputado e ex-senador, que ocupou cargos de relevância na política paranaense e brasileira”, destacando sua atuação da Mesa do Senado, como primeiro secretário. “Tivemos a felicidade de vê-lo receber o título de Vulto Emérito na Câmara, resgatando a memória de um homem que sempre defendeu os interesses democráticos do País”.
Líder nato
Enéas Faria ficou conhecido como um líder nato, desde o início de sua vida pública, nos movimentos estudantis. Foi inédita sua votação para a Assembléia Legislativa, em 1974, quando recebeu quase 87 mil votos. Eleito em 82 para a Câmara Federal, passou a ocupar, em março do ano seguinte, a cadeira de senador, no lugar de José Richa, que assumira o governo do Paraná. Faria, que já havia atuado na área de comunicação anteriormente, abandonou a vida pública em 1996, retornando às atividades no rádio, jornal e televisão.
Foi importante e decisiva sua atuação no movimento das Diretas Já, ao lado de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro e Mário Covas. No Senado, ocupou cargos importantes, como o de primeiro secretário, sendo, além de Ney Braga, o único paranaense a exercer a função até hoje. Integrou, ainda, diversas comissões da Casa.
Quando foi homenageado pela Câmara, em junho, Enéas falou sobre o aprendizado político, referindo-se “à base sólida que conquistou como vereador, desenvolvendo um trabalho sempre voltado para as causas populares”. Destacou que, através dos importantes cargos que ocupou, aprendeu sempre lições de amor, orgulhando-se por ter pautado sua vida pública na honestidade, seriedade e caráter.
Entre as autoridades e personalidades que comparecem ao velório, o prefeito Cassio Taniguchi, o vice-prefeito Beto Richa, senador Alvaro Dias, Rubens Bueno e o deputado federal Gustavo Fruet, além de vereadores e lideranças de diversos setores.