Ex-presidente da OAB-PR será Cidadão Honorário na próxima terça
Natural de Santa Catarina, José Lucio Glomb possui um escritório de advocacia em Curitiba desde 1996. (Foto: Nani Gois)
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) e atual segundo-vice-presidente do Club Athletico Paranaense, José Lúcio Glomb, receberá a Cidadania Honorária de Curitiba na próxima terça-feira (26). A homenagem será entregue na sede do Legislativo, no Palácio Rio Branco, em sessão solene marcada para as 19 horas. Haverá transmissão pelas redes sociais.
A iniciativa é do vereador Rodrigo Reis (PL), autor do decreto legislativo 21/2024, que oficializa a entrega do título. Natural de Porto União (SC), José Lúcio Glomb é casado, tem três filhos e oito netos. Ele se graduou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976 e, desde 1996, possui um escritório de advocacia na capital, com destaque no ramo trabalhista.
Durante sua trajetória profissional, Glomb atuou em diversas entidades sindicais e representativas, tendo sido presidente da OAB-PR, do Instituto dos Advogados do Paraná e conselheiro federal da OAB, entre 2013 e 2018. Desde 2023, é o segundo-vice-presidente do Athletico Paranaense, depois de ter sido conselheiro da Associação Comercial do Paraná, Corpo de Beneméritos do Movimento Pró-PR, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e membro da Academia de Cultura de Curitiba (ACUR).
“Com essa homenagem, nós reconhecemos a trajetória do seu trabalho na nossa cidade, ele que possui laços e vínculos concretos com Curitiba, que construiu sua vida pessoal e profissional aqui”, destacou Rodrigo Reis, durante a votação em plenário, que aconteceu na primeira quinzena de outubro.
A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem será prestada na segunda, às 19h, no Palácio Rio Branco, conforme requerimento aprovado pelo plenário em 28 de outubro (061.00080.2024).
55 anos da Paróquia de Santa Cruz e Santa Efigênia
Na segunda-feira (25), por iniciativa de Leonidas Dias (Pode), a CMC fará uma solenidade para homenagear os 55 anos de fundação da Paróquia de Santa Cruz e Santa Efigênia. O agendamento do evento foi aprovado pelo plenário no dia 18 de novembro (061.00084.2024). São esperadas as participações do padre André Luis Buchmann, pároco; José Maurício da Silva , presidente do CPP (Conselho Pastoral Paroquial); diácono Edson da Costa Pereira, representando o CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia); e de Edite Paffrath, representando todos os pioneiros da paróquia. A sessão solene também acontece no Palácio Rio Branco, às 19h.
Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
As solenidades da próxima semana serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba