Ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol será Cidadão Honorário

por Da Redação | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/06/2024 15h00, última modificação 11/06/2024 08h57
Homenagem a Hélio Cury foi aprovada pela Câmara de Curitiba em abril e será entregue nesta segunda (10).
Ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol será Cidadão Honorário

As sessões solenes serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Apresentada por 10 dos 38 vereadores de Curitiba, a Cidadania Honorária a Hélio Pereira Cury, ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será entregue pela Câmara Municipal na próxima segunda-feira (10). Este é o título mais importante que o Legislativo concede a pessoas nascidas fora da capital. A sessão solene acontecerá no Palácio Rio Branco, a partir de 19h30. Haverá transmissão pelas redes sociais. 

A homenagem foi aprovada pelo Legislativo em abril. Nascido em São Paulo (SP) em 1950, Hélio Cury chegou a Curitiba aos 13 anos. Foi assessor do ex-prefeito de Curitiba, Maurício Fruet (1983 a 1986), e diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude na gestão Beto Richa (2005 a 2007). A história de Cury na Federação Paranaense de Futebol começou em 1985, quando foi convidado para ser primeiro vice-presidente. No final de 2007, assumiu pela primeira vez a presidência da entidade, interinamente, e foi eleito formalmente em 2008. 

O dirigente permaneceu na presidência da federação até 2023, com grande contribuição ao futebol do Paraná e, principalmente, de Curitiba, valorizando o esporte da capital. Seu mandato foi dedicado ao restabelecimento da credibilidade da FPF, assim como à reorganização e à recuperação financeira da instituição. Estima-se que sua administração saldou quase R$ 100 milhões em dívidas deixadas pelo seu antecessor”, diz a justificativa do projeto de decreto legislativo (115.00013.2023), que deu origem à homenagem. 

Em 2022, Hélio Cury foi eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo um dos dirigentes no comando da entidade ao lado do presidente Ednaldo Rodrigues, e assumiu a presidência interina da entidade máxima do futebol brasileiro já nos primeiros meses de mandato, que vai até 2026. A solenidade para a entrega do título foi agendada por Sabino Picolo (PSD), um dos propositores da homenagem (061.00058.2024). 

A homenagem está oficializada no decreto legislativo 06/2024. A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. 

Além de Picolo, a Cidadania Honorária é assinada por João da 5 Irmãos (MDB), Jornalista Márcio Barros (PSD), Mauro Bobato (PP), Mauro Ignácio (PSD), Nori Seto (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Sidnei Toaldo (PRD) e Tito Zeglin (MDB). A solenidade será dia 10 de junho, às 19h30, na sede da CMC, o Palácio Rio Branco. 

Igreja Evangélica Avivamento Bíblico será homenageada

Na terça-feira (11), a Câmara de Curitiba promove outra solenidade, agora com o objetivo de homenagear a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (IEAB), pelos seus 78 anos de fundação no Brasil e 67 anos de fundação na cidade. A iniciativa é de Ezequias Barros (PRD). Segundo o vereador, na capital do Paraná, os primeiros cultos da igreja começaram em 1957, na casa de Maria Rita de Souza, no Boqueirão. O primeiro batismo aconteceu em 1958, quando 20 pessoas foram batizadas. E o templo foi construído em 1963, na rua Canadá, bairro Bacacheri. 

Justifico a homenagem face à constante dedicação, excelência e zelo aplicado a esse grande ministério, trazendo à igreja, a verdadeira aplicação da Palavra de Deus; onde em todo esse tempo, vem deixando a memória de um legado de comprometimento com seus préstimos de qualidade. Diante de grandiosa história ministerial, considero a comunidade evangélica Sara Nossa Terra, merecedora desta sessão solene”, completa o vereador, na justificativa do requerimento que agendou o evento (061.00055.2024). 

Na ocasião, serão homenageados o pastor Onésimo Ferreira da Silva, representando o Conselho Geral das Igrejas Evangélicas Avivamento Bíblico (077.00351.2024); e o pastor Jorge Theodoro, representando a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico de Curitiba (077.00350.2024). O evento será às 19h30, também no Palácio.

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.