Ex-governadores participam de Gincana Cultural

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2006 19h15, última modificação 08/06/2021 09h38
Causou espanto em muitos freqüentadores da Boca Maldita o desfile de personagens vestidos de Papai Noel entrando na sede da Facinter, no Edifício Garcez, na manhã do sábado (11). Era uma das provas a serem cumpridas pelas equipes participantes da Gincana que acontece de 04 a 25 de março, promovida pelo vereador Jair Cézar (PTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, em homenagem aos 313 anos da cidade.
 Além do Papai Noel,  os ex-governadores Álvaro Dias e Emilio Gomes, acompanhados da ex-primeira dama Diva Pereira Gomes, também estiveram presentes, apoiando os competidores no cumprimento de tarefas que  rendem pontos extras.
O auditório do 7º andar ficou lotado pelos integrantes das 97 equipes participantes que foram entregar o caderno com as  respostas das 113 questões abordadas sobre Cidadania, Petróleo, Cinema e Televisão, Turismo, História e Geografia, que fizeram parte desta primeira etapa, e retirar o novo caderno com as 100 questões que deverão ser entregues no  sábado,  18.  Além das perguntas, as equipes cumpriram as diversas tarefas que rendem pontos extras como cantar trechos do Hino de Curitiba e Hino Nacional, apresentar objetos como bateias, cuias, amostra de petróleo, entre outros.  Também rendiam pontos extras a apresentação de personalidades como um deputado paranaense constituinte, um ex-governador e ex-primeira dama,  vereadores, radialistas e parentes de artistas como Poty Lazzarotto e Erbo Stenzel.
Participação
“Foi muito gratificante ver o empenho das equipes para cumprir as tarefas e um prazer ver a receptividade dos convidados que entraram no clima da Gincana e se dispuseram a doar um pouco de seu tempo, num sábado pela manhã, para ajudar os estudantes”, ressaltou Jair Cézar. O parlamentar destaca ainda que a presença dos convidados ajudou a reforçar o caráter cultural da Gincana e a importância de se estimular a busca pelo conhecimento.  O ex-governador  Álvaro Dias disse ter aceitado o convite para participar da Gincana, por ser uma iniciativa louvável e muito inteligente, “pois além de promover a integração dos estudantes, estimula o conhecimento e promove também um elo importante entre os jovens e os políticos neste momento tão conturbado para o Brasil”. Já o ex-governador Emílio Gomes também entrou no clima da Gincana e disse ter aceitado de bom grado o convite pelo caráter cultural do evento, que estimula a busca pelo saber. Ele participou com sua esposa da tarefa que rendeu 20 pontos extras para uma das equipes.
O evento contou também com a participação do Coordenador Estadual do Procon, Algaci Túlio, do deputado federal Max Rosenmann, dos ex-deputados Nelton Friederich e Luciano Pizzato, além de diversos vereadores.
No  sábado, 18, a movimentação também  foi  grande, já que no segundo lote de perguntas  foram  incluídas tarefas como apresentar jogadores profissionais dos principais times paranaenses, deputados federais e estaduais, o médico mais antigo lotado na Secretaria Municipal da Saúde, entre outros.