Ex-governador Orlando Pessuti será Cidadão Honorário de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 03/03/2023 09h00, última modificação 03/03/2023 15h03
De autoria do ex-vereador Paulo Salamuni, a homenagem foi aprovada pela CMC em 2004.
Ex-governador Orlando Pessuti será Cidadão Honorário de Curitiba

Foto da visita do então governador do Paraná, Orlando Pessuti, ao presidente Lula, em Brasília, no ano de 2010. (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

Na próxima semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para homenagear o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti. Ele receberá o título de Cidadão Honorário, honraria destinada a pessoas não nascidas na capital do estado. A solenidade será na terça-feira (7), às 19h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A honraria foi aprovada pelo Legislativo há quase 20 anos, em 2004, por iniciativa do ex-vereador Paulo Salamuni – lei municipal 11.017/2004. Já a solenidade é uma iniciativa do mandato de Mauro Bobato (Pode) – conforme requerimento aprovado pelo plenário em 15 de fevereiro (061.00007.2023). Nascido em 1953 em Califórnia, no norte paranaense, Orlando Pessuti é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Pessuti tem uma longa trajetória política. Ele f
oi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1982, sendo reeleito para outros quatro mandatos consecutivos. Entre 2003 e 2010, foi vice-governador do Estado, na gestão Roberto Requião; assumindo o governo em abril de 2010, quando o então governador renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado.

Pai do vereador Bruno Pessuti (Pode), o homenageado ainda atuou como secretário de Estado de Agricultura, cargo que ocupou entre 2003 e 2006,
paralelamente à vice-governadoria do PR. Ele também foi diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e atualmente é presidente licenciado da filial paranaense da Fundação Ulysses Guimarães.

Cidadania Honorária
A Cidadania Honorária de Curitiba é a maior distinção que uma pessoa que não nasceu na capital do Paraná pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada para agraciar personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município de Curitiba na prática de fatos concretos em benefício da comunidade. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.

A sessão solene que tornará Orlando Pessuti cidadão honorário de Curitiba será na próxima terça, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da CMC: no YouTube, no Facebook e no Twitter.